Portal IFNMG - Campus Pirapora realizou mesa-redonda sobre "Associativismo, Cooperativismo e Sindicatos" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 13h16 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2016, 13h43

foto 1

Realizou-se, em 23 de fevereiro deste ano, no Anfiteatro do IFNMG - Campus Pirapora, uma mesa-redonda com representantes de associações, cooperativas e sindicatos do município de Pirapora. O evento teve como objetivo principal refletir sobre o papel de tais entidades, por ocasião do encerramento da disciplina "Associativismo e Cooperativismo" do curso técnico em Administração (noturno).

A mesa-redonda, organizada pela turma do 1º módulo do curso técnico em Administração e coordenada pela professora Juliana Ramires, contou com a participação dos seguintes representantes: a presidente da Associação Comercial e Industrial de Pirapora (ACIAPI), Flávia Tatiane Ribeiro de Oliveira; o presidente da Associação Faces da Arte de Pirapora (AFAP), Romulo Sergio Pereira; a presidente da Cooperativa Educacional São João Batista, Guiomar Lopes Guedes; a presidente da cooperativa educacional G-20, Lourdes Anália Oliveira Boaventura; e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pirapora (SINDIPIRA), Maurício Braga.

gggg

Os debates fomentados pelos referidos presidentes, pelos alunos e pelos professores do curso de Administração demonstraram a excepcional relevância dessa disciplina, uma vez que o estudo sobre "associativismo, cooperativismo e economia solidária" tem a preocupação com a formação de capacidade crítica. Isto é: focaliza uma capacidade inovadora de pensamentos e conceitos que permitem aperfeiçoar não só as habilidades e funções profissionais, mas também as interações e ações coletivas de atores sociais de um mundo necessitado de transformações sociais.

Os relatos dos presidentes acerca do papel de tais entidades no município de Pirapora demonstraram com clareza a importância da existência de cada uma delas nos diversos seguimentos da sociedade. Por representar um coletivo, suas lutas e suas conquistas tornam-se cada vez mais reconhecidas.

foto 2