Portal IFNMG - Enfermagem em defesa da assistência de qualidade e comprometida com o ser humano foi tema da Semana da Enfermagem no IFNMG Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2015, 16h44 | Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2015, 16h44

Com o objetivo de promover reflexões sobre o profissional de enfermagem, no que se trata da sua saúde, qualidade e humanização de seu atendimento,  o curso de enfermagem do IFNMG Câmpus Januária promoveu de 13 a 15 de maio, no anfiteatro da instituição, a Semana da Enfermagem com o Tema: Enfermagem em defesa da assistência de qualidade e comprometida com o ser humano.

DSC01424

O evento contou com vários palestrantes, abordando a temática da saúde, entre os quais o fiscal do conselho de enfermagem Farley Sindeaux,  o qual  discorreu sobre os principais aspectos éticos e legais do exercício da enfermagem e dificuldades do profissional no mercado de trabalho, como  também as atribuições e funções de enfermeiro e técnico em enfermagem.

DSC01508

A importância do profissional de enfermagem em se conscientizar e cuidar de si mesmo para trabalhar  e cuidar bem dos outros, foi tema de outra palestra ministrada pela Dra. Irma Queiroga, médica-psiquiatra.

DSC01452

O Dr. Carlos Queiroga, neurologista abordou os principais transtornos neurológicos da nossa região, suas características, tratamentos e prevenções; Por sua vez, a Enfermeira Ana Cláudia Bacchi abordou o tema Humanização do Cuidado.

Participaram da Semana de Enfermagem, professores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, alunos e ex-alunos do IFNMG Câmpus Januária.

Segundo a professora Luara Cristiane, coordenadora do curso, a humanização do profissional de enfermagem não é uma matéria na grade curricular do curso, mas esse tema sempre é abordado durante o curso em sala de aula, em aulas práticas e em estágios. A professora acredita que todo profissional deve aprender a se valorizar como profissional e como ser humano. Trabalhando com ética, competência e com humanidade, sem deixar de cuidar de si mesmo.