Portal IFNMG - Professor do IFNMG - Câmpus Januária tem artigo publicado na Revista Científica CERNE (online e escrita) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Fevereiro de 2015, 14h49 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 08h07

Professor do IFNMG Câmpus Januária tem artigo publicado na Revista Científica CERNE online e escrita

O Prof. Alexandre Petusk Filipe, mestre em Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), teve um artigo publicado na Revista Científica CERNE – Departamento de Ciências Florestais, da Universidade Federal de Lavras – Qualis Capes, B1 – intitulado: “Avaliação de Ruídos em Fábricas de Móveis”. O experimento que fora realizado em 14 fábricas de móveis no Sul de Minas Gerais, com utilização de decibelímetro e dosímetro, apresentou valores que constatam excesso ao limite de tolerância (ruídos que variam de 66,0 a 117,4 dB A), conforme NR-15-2008.

O estudo analisou que os ambientes fabris expõem os trabalhadores aos riscos: perigosos ou insalubres. Os perigosos são mais fácies de perceber de forma a prejudicar diretamente nos trabalhadores; já os insalubres, aparecem de maneira mais lenta afetando a saúde dessas pessoas.

Com a análise realizada no artigo, verificou a intensidade dos agentes de riscos em que os trabalhadores estavam expostos. Com o estudo, constatou-se que é necessário uma ação corretiva como o isolamento das fontes de ruído, diante da alta exposição dos trabalhadores aos ruídos gerados nas fábricas de móveis, além do uso de Equipamento de Proteção Coletivo-EPC preferencialmente e Equipamento de Proteção Individual-EPI quando da impossibilidade da implantação do EPC.

Veja o artigo para mais detalhes: http://www.scielo.br/pdf/cerne/v20n4/v20n4a07.pdf
Link da revista: http://www.dcf.ufla.br/cerne/