Portal IFNMG - Encontro Pedagógico movimenta o Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro Pedagógico movimenta o Câmpus Januária

Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 21h24 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 08h07

ep 5

Depois de um bom descanso, é hora de deixar o ócio de lado, retomar as atividades e preparar para mais um ano que se inicia. Como de costume, o IFNMG Câmpus Januária, no início do ano letivo, sempre dedica um momento com a equipe pedagógica para, além de discutir e planejar os futuros desafios, também confraternizar e desejar boas-vindas a toda a equipe pedagógica, veteranos e novatos, dispostos a contribuir com o processo educativo.

O Encontro Pedagógico 2015 do Câmpus Januária foi pensado de forma a proporcionar momentos de reflexão entre educadores, conforme a programação distribuída por dois dias consecutivos, ( 02 e 03 de fevereiro), contando com várias atividades. Logo cedo, na manhã de segunda-feira, foi dado início à reunião com os coordenadores de curso, conforme planejado. No momento, a diretora de ensino, Ivy Daniela, saudou a todos os presentes desejando boas-vindas ao ano que se inicia, além de conclamar o apoio mútuo para os novos desafios, trabalho em equipe, socialização de informações e afins.

ep 2

A reunião contou também com a participação do Diretor-Geral, Prof. Cláudio Mont'Alvão, que após cumprimentar os presentes, abordou questões de ordem financeira e pedagógica, concentrando seu discurso em assuntos relacionados a eventos e viagens técnicas, tendo em vista a redução no orçamento financeiro da instituição. Na oportunidade, o Diretor de Administração, André Rabelo, também presente na reunião, acrescentou importantes considerações de ordem financeira.

Dando continuidade à programação, a parte da tarde, iniciou-se com a cerimônia de abertura do evento. Após o momento cultural previsto, o Diretor-Geral, cumprimentou a todos e, na sequência, procedeu-se a apresentação da síntese dos regulamentos dos cursos superiores e técnicos pelos Diretores de ensino, Luiz Carlos e Iza Manuella. Logo após o intervalo, foi dedicado um momento para o planejamento de ensino.

Dando sequência à programação, a terça-feira no Câmpus foi bastante movimentada pelo seu corpo pedagógico. Na parte da manhã, a instituição contou com a presença da Pró-reitora de ensino, professora Ana Neta; do presidente da CPPD institucional, Manoel Xavier que participaram de uma Mesa Redonda, juntamente com o professor Cláudio Wilson, presidente da sCPPP local.

ep 3

No momento, após a composição da mesa, a pró-reitora de ensino, externou o contentamento de rever os colegas do Câmpus e estar em uma instituição que se renova a cada dia, respondendo aos anseios da sociedade. Logo após, fez uma breve explanação das ações da PROEN, destacando a implantação do Regulamento para a Gestão das Atividades Docentes, focando as atribuições e responsabilidade do docente que consta do referido regulamento. Por sua vez, também os representantes da CPPD e sCPPP fizeram esclarecimentos sobre os trabalhos da comissão para responder aos anseios dos professores.

Na parte da tarde da terça-feira, conforme a programação, o espaço foi dado à Diretora de Pesquisa, Tatiana Tozzi, que aproveitou o momento para o repasse de informes gerais, bem como para a apresentação das ações e metas que norteiam a Pesquisa na instituição. Da mesma forma, o professor Eduardo Nascimento, Diretor de Extensão, também fez uma explanação sobre as ações, objetivos e metas em relação a sua diretoria.

Para o professor de Informática, Welington Silva, o Encontro Pedagógico é de bastante relevância, uma vez que as informações repassadas referentes às atividades docentes, direcionam os procedimentos pedagógicos que serão realizados durante o ano, além de propiciar um momento de interação com os colegas, que muitas vezes não é possível no dia-a-dia.

A professora de didática, Joelma Mendes, reforçou a importância do evento, principalmente para os professores recém-chegados, uma vez que segundo ela, encontros como esse, tornam possível maior conhecimento do funcionamento da instituição, além da integração entre os colegas. “É um momento de reflexão do professor frente ao seu trabalho, a sua prática pedagógica e aos desafios e metas a serem atingidas no decorrer do ano”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Câmpus Januária

Fim do conteúdo da página