Portal IFNMG - Resíduos sólidos: problemas e soluções Ir direto para menu de acessibilidade.

Resíduos sólidos: problemas e soluções

Publicado: Sexta, 15 de Agosto de 2014, 14h40 | Última atualização em Sábado, 16 de Agosto de 2014, 10h49

residuos solidos

Com a implantação de novos cursos no IFNMG – Câmpus Januária, o número de alunos e servidores aumentou muito, tendo como consequência também o aumento na geração de resíduos sólidos, oriundos de diversos setores.

Todo este resíduo sólido (lixo) gerado no campus é jogado em um ambiente não apropriado, uma vez que não existe um aterro controlado ou mesmo um aterro sanitário instalado. Entretanto cerca de 90% dos materiais destinados a esse local poderiam ser reaproveitados ou reciclados, e o restante, em torno de 10%, é considerado rejeitos e/ou não-recicláveis.

rs-imagem2Situação atual do lixão reaproveitado

rs-imagem2Material que pode ser reciclado ou reaproveitado

A prática atualmente adotada pela instituição não é a correta, pois, causa danos ambientais ao solo, ar e águas subterrâneas. Por se tratar de uma Instituição de ensino, e que forma profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento humano e, em especial, na área ambiental, é de suma importância e responsabilidade a destinação correta desses resíduos, como também um trabalho de conscientização e de mudanças de atitudes comportamentais da comunidade escolar, afinal todos têm que colaborar.

Desse modo é de extrema importância a gestão ambientalmente correta dos resíduos produzidos, para diminuir os impactos negativos sobre a natureza. A partir de agora, o IFNMG-CÂMPUS JANUÁRIA estará iniciando um novo processo de destinação destes resíduos. Este projeto é coordenado pelo professor da área de meio ambiente – Alberto Berto, contando com o apoio e execução dos estagiários Luana Natielle, Gabriella Magalhães, Juliana Lopes, Hudson Ramon - do curso Técnico em Meio Ambiente.

“Estamos desenvolvendo um projeto para destinação correta do lixo dentro da instituição, na qual serão desenvolvidas ações como: coleta seletiva, palestras, treinamentos, capacitações, mutirões de limpeza e outras ações que possam contribuir de forma significativa neste processo, além da eliminação do “lixão” existente” explica professor Alberto. O IFNMG-CÂMPUS JANUÁRIA já está em trabalho de aquisição de materiais para ajudar no desenvolvimento do projeto como a aquisição de lixeiras, banners, placas educativas e principalmente, a elaboração de um projeto que nos atenda dentro das técnicas mais modernas de armazenamento e tratamento de todo esse material.

Para que o projeto dê certo será fundamental a participação de toda a comunidade escolar e apoio da direção geral, pois todo projeto que visa mudança de hábitos, se não houver a participação não haverá sucesso. Precisamos mudar esta realidade! Participe desta nova empreitada!

rs-imagem3

rs-imagem4Exemplos do aproveitamento de resíduos para utilização na coleta seletiva

Segundo o professor Alberto, este trabalho poderá servir de modelo para as demais instituições de ensino existentes, não só no município de Januária, mas naqueles que constituem área de influência desta Instituição de Ensino.

Imagens 3 e 4- exemplos do aproveitamento de resíduos para utilização na coleta seletiva.

Contribua com o nosso projeto. Mantenha o IFNMG limpo e organizado, a natureza agradece!