Portal IFNMG - Alunos do IFNMG - Campus Januária participam do 27º Salão Nacional de Poesias Psiu Poético 2013 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 08h19 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2013, 08h20

poesias-foto1

No dia 10 de outubro de 2013 alunos do Grupo Performático Expressões do Ser-tão participaram da programação do Psiu poético, com o espetáculo “Vida no ser-tão”. O Grupo é fruto de um projeto de extensão coordenado pelos professores Marli Fróes e Juneo Angelo. Participam do grupo 36 alunos, tanto dos cursos técnicos de agropecuária quanto de informática do ensino médio. A apresentação é composta de textos de Guimarães Rosa e músicas de Luiz Gonzaga. O espetáculo associou música, monólogo, encenação e dança. Conforme a professora Marli Fróes, o espetáculo foi pensado para contemplar os diferentes talentos dos envolvidos no projeto e ainda o próprio salão, que nesse ano traz o tema “signos & culturas”.

poesias-foto2

Para o aluno e integrante do Grupo Expressões do ser-taõ, Weberth Joaquim, “a experiência foi incrível, maravilhosa. Embora tenha sido bastante trabalhoso os ensaios, conseguimos reunir os talentos do IFNMG, do campus Januária e o resultado foi surpreendente”.

Para Rômulo de Paula, outro membro do Grupo Expressões do Ser-tão “somos forçados a pensar que tudo que é impressionante e diferente está distante. Talvez por essa ignorância deixamos de apreciar as belezas da cultura artística que se encontram ao nosso lado. O Norte de Minas é um celeiro da arte que abriga músicos e poetas com trabalhos de grande qualidade. Para mim, Montes Claros se revelou ser muito além de um polo industrial do sertão: é um berço da arte que deveria ser mais explorada, divulgada e apreciada.”

poesias-foto4

Uma das integrantes do grupo, Bethania S‘antanna, declara, orgulhosa: “apesar do pouco tempo para dedicar aos ensaios, conseguimos ao final realizar uma belíssima apresentação que surpreendeu não somente aos olhos de quem estava na plateia assistindo, mas também a nós, integrantes do Grupo Performático Expressões do ser-tão. Estamos todos de parabéns. Desejo que possamos continuar com esse trabalho encantando a todos por onde passarmos.

Na avaliação dos alunos, a experiência foi rica, oportuna para estar em contato com artistas e com as manifestações culturais diversificadas. O espetáculo foi muito bem acolhido pelo público e os alunos foram cumprimentados pelos artistas presentes tais como o poeta Mané do Café, o poeta, editor e jornalista Jurandir Barbosa, o poeta e professor Guilherme Rodrigues, Aroldo Pereira Arthur Gomes.

poesias-foto3

O Psiu poético é o maior salão de poesias a nível nacional que se tem notícia. A programação estendeu do dia 4 a 12 de outubro, com uma programação diversificada: lançamentos de livros, oficinas, exposição de poemas, palestras dos livros indicados no vestibular Unimontes, leituras de poemas, apresentações musicais, projeção de filmes, curta e longas metragens, homenagens a poetas e outros artistas do cenário local e nacional, tais como Alice Melo (poeta de 11 anos de idade), Osmar Pereira Oliva (Professor da Unimontes, poeta, de Brasília de Minas), Luiz Roberto Guedes (poeta e músico, primo de Beto Guedes), Artur Gomes (poeta, ator, vídeo maker e produtor cultural), Amarildo Anzolin (poeta, compositor, roteirista e produtor cultural), Reynaldo Bessa (músico e poeta), Almandrade (poeta, artista plástico, arquiteto, grande ícone do movimento da poesia concreta no Brasil).