Portal IFNMG - Aluna do TADS - Januária apresenta trabalho no Encontro Nacional de Educação Empreendedora Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aluna do TADS - Januária apresenta trabalho no Encontro Nacional de Educação Empreendedora

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2013, 14h14 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2013, 09h23

Claudianne Myllene - SAEFE

Aluna Claudianne Myllene apresentando o SAEFE

 

Entre os dias 27 e 29 de maio, a aluna Claudianne Myllene Morais de Almeida, e seus orientadores, apresentou seu trabalho de conclusão do curso Tecnológo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) – Campus Januária, no Encontro Nacional de Educação Empreendedora – SEBRAE. Este encontro reuniu educadores, especialistas e reitores de universidades para discutir sobre novos rumos da educação empreendedora nas escolas brasileiras. O evento contava com a Vila do conhecimento: exposição de trabalhos do Sebrae, TV Futura, Sistema S, MEC, Pronatec e Junior Achievement.

Para compor o stand do MEC/SETEC foram selecionados seis projetos no Brasil. Dentre eles, o SAEFE desenvolvido pela aluna Claudianne Myllene no curso TADS sob orientação do professor Flávio Santos Medeiros da Fonseca e co-orientação do professor Edinei Canuto Paiva.

O SAEFE é um software de auxílio ao estudo da física experimental. Foi desenvolvido para auxiliar professor e aluno nos estudos relacionados à aplicabilidade da Lei de Hooke. O SAEFE é conectado a um dispositivo eletro-mecânico, que junto a dados fornecidos pelos usuários, permite os seguintes cálculos: força aplicada a uma mola, deformação da mola, regressão linear, coeficiente linear e coeficiente angular, correlação linear e densidade de um líquido no qual um sólido encontra-se mergulhado. Estes cálculos são apresentados aos usuários na forma de gráficos além de apresentar as principais equações utilizadas e sua resolução passo a passo. Isso permite que o aluno tenha um suporte na realização destes cálculos.

Aplicado como objeto de ensino aprendizagem no ensino experimental da física, o SAEFE possibilita enriquecer as atividades pedagógicas do professor, além de atrair e incentivar o aprendizado do aluno, o que provoca melhorias contínuas no processo de ensino.

O stand do SAEFE recebeu inúmeras visitas, questionamentos e várias manifestações de apreço ao trabalho. Inclusive, a aluna recebeu proposta de mestrado através do pró-reitor do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo).

Vale ressaltar também, o desempenho notável da aluna Claudianne Myllene durante o curso TADS. Este evento serve como exemplo para os discentes do curso buscarem sempre o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. O corpo docente do IFNMG-Januária deseja à Claudianne Myllene muito sucesso em sua carreira profissional.

 

Fim do conteúdo da página