Portal IFNMG - Alunos do IFNMG – Campus Araçuaí vêm acumulando medalhas em Olimpíadas de Matemática durante o ano de 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 20h31 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 15h14

Campus Araçuaí tem o prazer de parabenizar seus estudantes pelas conquistas de medalhas em competições de conhecimentos matemáticos (e afins) que estão ocorrendo durante este ano de 2023.

Já é de praxe o campus participar da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais), sempre com resultados positivos, mas, neste ano de 2023, alguns alunos do campus têm se empenhado em participar de outras olimpíadas, havendo a participação de pelo menos um aluno do IFNMG - campus Araçuaí em 4 novas olimpíadas até o momento, das quais foram conquistadas medalhas em 3 delas.

zzz 22 medalhistas 1

Da esquerda para direita: Arthur, Lucas e Jean

A primeira conquista veio no mês de março, quando, em plenas férias escolares, o aluno Lucas Vieira (2º informática) deslocou-se até o campus para realizar a prova da Olimpíada Canguru de Matemática e trouxe para casa uma medalha de BRONZE. Para mais informações acerca dessa olimpíada internacional acompanhe o site: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

No mês de Abril duas equipes do campus se inscreveram para participar da OMU (Olimpíada de Matemática da UNICAMP). Não houve medalhistas do campus nesta olimpíada, mas a experiência foi muito engrandecedora, segundo palavras dos participantes, que se sentiram desafiados em preparar-se para a edição de 2024.

Mais adiante, em Agosto, tivemos três alunos participantes na Olimpíada Mandacaru de Matemática, onde cada um deles trouxe uma medalha de PRATA para casa. Lucas Vieira (2º Informática), Arthur Padilha (2º Informática) e Jean Jeremias (1º Informática), todos medalhistas de prata pela nossa instituição. Para mais informações sobre a Mandacaru acompanhe o site: https://www.mandacarudematematica.com/

Para finalizar nossa lista de premiações, até o presente momento, tivemos a participação de estudantes na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), de onde veio mais uma medalha de BRONZE, obtida pelo discente Lucas Vieira.

As Olimpíadas de conhecimento científico servem como ferramentas de inspiração para jovens mentes e algumas dessas olimpíadas têm sido utilizadas inclusive como fonte de acesso em renomadas instituições públicas de ensino superior, como vem ocorrendo por exemplo na UNICAMP. Para mais informações acompanhe o site: https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2024/vagas-olimpicas-2024/

Os professores de Matemática do campus têm se empenhado para inscrever e orientar os alunos no processo de preparação para essas olimpíadas e os frutos desses esforços já podem ser percebidos com as conquistas recentes. Os professores se orgulham muito pelo interesse que vem surgindo em seus estudantes em participar dessas competições de conhecimento e se colocam mais uma vez à disposição da comunidade discente para orientá-los nessa jornada.

Texto do Professor José Lucas Pereira Luiz, doutor em Matemática.