Portal IFNMG - Nota à comunidade escolar do IFNMG – Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota à comunidade escolar do IFNMG – Campus Almenara

Publicado: Sábado, 11 de Abril de 2020, 05h16 | Última atualização em Sábado, 11 de Abril de 2020, 05h21

Aos estudantes, familiares e a toda comunidade escolar, esperamos que essa mensagem possa confortá-los e lhes dar forças para enfrentar a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Muito além do aprendizado de conteúdo, o IFNMG - Campus Almenara é o lugar do afeto, da amizade e do companheirismo. Afinal, nós nos acostumamos a compartilhar as manhãs, as tardes e as noites em salas de aula, corredores, projetos, alegrias, desafios, conquistas...
E, de repente, no dia 17 de março de 2020, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado. Em 25 de março, tivemos a suspensão do calendário acadêmico do IFNMG, por meio da Portaria nº 118/2020, com o objetivo de minimizar os efeitos da transmissão do vírus e preservar a nossa saúde e daqueles que amamos.
Saber que estamos nos protegendo traz um alento, mas também gera expectativa e angústia porque desconhecemos o que há de vir. A construção desse novo futuro exigirá confiança recíproca e deverá ser planejado do modo mais humanizado possível. É isso que a gestão do Campus tem feito, com reuniões diárias por videoconferência, avaliando os caminhos possíveis e com proposta de ações para que a retomada das atividades ocorra da melhor forma possível.
É importante esclarecer que o Ministério da Educação (Medida Provisória 934/2020) dispensou as escolas de cumprirem os 200 dias letivos, mas manteve a obrigatoriedade da carga horária mínima anual. Na Portaria 376, de 3 de abril de 2020, o MEC, estabeleceu, para os cursos integrados, que as aulas suspensas devem ser repostas integralmente, dando a opção de se alterar o calendário, inclusive os recessos e as férias. As atividades de apoio escolar que estão sendo realizadas de forma remota (por e-mail, vídeo-aula, web conferência) não serão avaliativas, nem podem gerar prejuízo do conteúdo previsto nos projetos de curso, sobretudo em atenção àqueles que têm dificuldade de acesso às mídias digitais. Esperamos, em breve, poder ouvir a todos e apresentar uma proposta para reposição de aulas que seja consensual.
Os cientistas em quem confiamos nos informam que o vírus é perigoso e nos recomendam respeitar a quarentena. O vírus é tão poderoso que fez o mundo inteiro parar, como naquela música do Raul Seixas em que o homem sonha o dia em que ninguém sai à rua e tudo se modifica.
A quarentena nos leva a refletir sobre as nossas fragilidades e o esgotamento dos recursos do nosso planeta-habitat, quando a produção incessante e desigual de riquezas e informações parecia dominar as nossas relações sociais e afetivas. Porém, nós preferimos enxergar o copo meio cheio e acreditar que algumas transformações são positivas e outras, necessárias.
Ler um livro agradável, jogar um jogo de tabuleiro esquecido no armário, navegar por outros mares na internet além das redes sociais e dos sites conhecidos, conversar com os pais e avós olho no olho, ouvir músicas, meditar, assistir um filme e “maratonar” uma série, dar carinho ao pet, organizar os materiais de estudo, cuidar da casa, do corpo e da mente, buscar informações corretas, ser mais empático e acreditar na vida: são ações simples, mas urgentes para redesenharmos o caminho adiante. Até lá, recomendamos ficar em casa, e fiquem bem.