Portal IFNMG - NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA - CORONAVÍRUS Ir direto para menu de acessibilidade.

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA - CORONAVÍRUS

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 16h55 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 17h08

Com o intuito de orientar servidores, alunos e também a comunidade em geral acerca da doença COVID-19, causada pelo coronavírus, informado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta semana, a Direção do IFNMG – Campus Almenara vem por meio desta nota comunicar que algumas medidas já foram tomadas em decorrência desta questão sanitária e epidemológica.

1. Ficarão em observação os membros da comunidade universitária que estiveram fora do país ou em cidades de risco nas últimas semanas. No momento, não há motivos para a adoção de protocolos mais rigorosos.
2. Foi composto um comitê Interno de Controle e Combate ao COVID-19, formado por profissionais da área da saúde, do ensino e administração, o qual atuará por tempo indeterminado. Este comitê é consultivo e tem como objetivo esclarecer e atuar quanto as medidas de prevenção.
3. Serão feitas orientações nas salas de aula a respeito de medidas preventivas que devem ser tomada por todos a fim de minimizar os riscos de contágio.
4. Seguimos com as aulas normais, atentos ao protocolo respiratório e também à higiene. Só haverá mudança de calendário se houver determinações federal.
5. Sem mais para o momento, a Direção do Campus Almenara ressalta que seguirá atenta à situação e manterá a comunidade informada quanto às futuras ações.

Algumas orientações a respeito do assunto (SBI, 2020)

Neste momento, é importante que cada um de nós atue com tranquilidade e responsabilidade de maneira a prevenir e conter o avanço da transmissão do COVID-19.

Portanto, é imprescindível que TODA A COMUNIDADE adote as ações preventivas diárias:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;
- Alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel;
- Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
- Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Buscar o serviço de saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com o COVID-19, como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.

Outros links e informes:

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 19, DE 12 DE MARÇO DE 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

PORTARIA Nº 356, DE 11 DE MARÇO DE 2020, que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

Nota Conif - COVID-19