Portal IFNMG - IFMundo 2019 – Rodada do Diplomata Ir direto para menu de acessibilidade.

IFMundo 2019 – Rodada do Diplomata

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h22 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h30

No dia 03 de julho aconteceu, na Câmara Municipal de Almenara, a etapa final da terceira edição do IFMundo em Almenara, denominada Rodada do Diplomata. Ali, sob o lema em latim “sapere aude” (ouse saber), foram reunidos os melhores debatedores do IFMundo para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do Baixo Jequitinhonha. O evento contou com palestra de abertura do prefeito de Almenara, Sr. Ademir Gobira, que trouxe aos estudantes as principais iniciativas das lideranças locais para dinamização econômica da região.

foto1 noti

Palestra de abertura realizada pelo Prefeito de Almenara Ademir Gobira.

Na simulação, os estudantes, que representavam municípios, entidades e associações, foram provocados a discutir, propor e aprovar projetos e resoluções para compor um Plano Regional de Desenvolvimento do Baixo Jequitinhonha, com o objetivo específico de convencer o Conselho Deliberativo da SUDENE (representado na simulação por professores) a manter o baixo Jequitinhonha em sua área de abrangência. Nesta simulação, as propostas apresentadas teriam vigência entre 2020-2023, em consonância com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Seu objetivo específico deveria ser de assegurar os investimentos e o desenvolvimento do baixo Jequitinhonha.

A discussão foi pautada em dois tópicos: 1) Infraestrutura, Integração logística regional e Matrizes energéticas; 2) Economia, arranjos produtivos e desenvolvimento social. Foram representados no debate: Almenara, Bandeira, Cemig, Codemig, Comissão Pastoral da Terra, Copasa, Divisópolis, Emater, IFNMG, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Pedra Azul, Quilombolas, Rubim, Salto da Divisa, Sebrae-MG, Semad, Sindicato Dos Prod. Rurais, Sindicato Dos Trab. Rurais, Santo Antônio Do Jacinto, e Superintendência Regional de Ensino.

Na proposta de resolução final, que recebeu a chancela político-institucional do Conselho Deliberativo Simulado da SUDENE,os participantes concordaram sobre a necessidade de incentivos para a criação de um polo agroindustrial voltado ao beneficiamento das matérias primas oriundas dos arranjos produtivos locais. Além disso, previram projetos para manutenção e ampliação de estradas e a criação de uma associação para discussão e definição de diretrizes voltadas à captação de recursos para promoção do desenvolvimento econômico e social.

foto2 noti

Estudantes e professores reunidos ao final da Rodada do Diplomata.

Para o professor Alfredo Costa, coordenador do projeto, “os ganhos foram imensos, pois os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a realidade em que se inserem e os desafios para o desenvolvimento local, que são muito mais complexos do que se pode imaginar”. Ele ainda acrescentou: “a plenária serviu para que muitos deles percebessem como a vivência parlamentar é complexa, não só pela dificuldade de alinhamento de discursos em comum, como na negociação com outras entidades. Houve uma certa demora para aprovação da resolução simplesmente porque o comitê simulado da SUDENE recusava propostas tecnicamente inviáveis. Tenho certeza de que isso mostrou a eles que mesmo a resolução de problemas locais não pode ser feita de maneira simples e generalista”.

A Rodada do Diplomata também serviu para que fossem selecionados os representantes da equipe IFNMG-Almenara para a MiniOnu, evento nacional de simulação organizado pela PUC-Minas, que ocorrerá em outubro. Além disso, é preciso mencionar o apoio do CNPq, que garantirá três bolsas de iniciação científica para os destaques da mostra científica de simulação IFMundo.Oportunamente, a equipe organizadora agradece pelo apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Almenara para a realização do evento.

Com isso, encerra-se o evento IFMundo 2019. Que venha o de 2020!