Portal IFNMG - O mundo dentro do Vale do Jequitinhonha (IFMUNDO) Ir direto para menu de acessibilidade.

O mundo dentro do Vale do Jequitinhonha (IFMUNDO)

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 14h20 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 14h20

Aconteceu no campus Almenara, entre os dias 24 e 26 de maio de 2018, o IFMUNDO. O evento ocorreu simultaneamente em Salinas, e contou com a participação de mais de 1000 estudantes do Ensino Médio.

O projeto de ensino IFMUNDO realizou simulações de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) com os objetivos de desenvolver a experiência intercolegial de cunho cultural, político e pedagógico, relativo à elaboração, à produção e ao compartilhamento dos saberes, nos moldes da pedagogia de modelagem. Além disso, o projeto contribui para a reflexão e a ação de cidadania nas perspectivas global e local.

A abertura do evento foi emocionante! Liderado pela professora Rosilene Sant’Ana, o grupo de teatro apresentou, em língua espanhola, a história da conquista do México pelos espanhóis, segundo a interpretação de Laura Esquivel. Para encerrar o primeiro dia, tivemos a honra de ouvir o professor Dimitri Fazito, da UFMG, com uma palestra esclarecedora sobre os processos de migração mundial.

FOTO 1 Apresentação Teatral Foto Luck SanApresentação teatral – Foto Luck San

FOTO 2 Palestra sobre Migrações Professor Dimitri Fazito UFMG Foto Alfredo CostaPalestra sobre Migrações – Professor Dimitri Fazito, UFMG – Foto Alfredo Costa

Os debates nos comitês iniciaram na sexta-feira pela manhã. As posições oficiais de países e organizações foram apresentadas e defendidas pelos estudantes nos diferentes temas: Políticas de integração para imigrantes, Desafios da alimentação do século XXI, Rodada Doha 2015, O uso de microchips identificador–localizador de pessoas, Novas configurações territoriais – o conflito Israel-Palestina e Privatização e gestão das águas. À tarde realizou-se a Mostra das Embaixadas, um espaço diplomático dos países, em que foram apresentadas as suas referências culturais e científicas.

FOTO 3 Debates nos Comitês Foto Alfredo Costa

Debates nos comitês – Foto Alfredo Costa

FOTO 4 Mostra de Embaixadas Foto Alfredo Costa

Mostra de Embaixadas – Foto Alfredo Costa

No sábado pela manhã, os delegados dos países retomaram as discussões, que tinham como objetivo criar propostas de resolução para os problemas mundiais. Os documentos elaborados serão enviados, em forma de sugestão, para a ONU.

A tarde de sábado ainda guardou muitas surpresas. Durante a Assembleia Geral, foram reconhecidos os destaques de cada comitê, que deram a todos o conhecimento sobre as propostas elaboradas. Por fim, a Assembleia Geral foi encerrada pela discente do 3º Ano Zootecnia, a Clara Ramalho (Secretária Geral do II IFMUNDO).

FOTO 05 Encerramento

Encerramento do IFMUNDO - Foto Alfredo Costa

O projeto IFMUNDO teve origem no campus Almenara, mas atualmente ele foi abraçado pela instituição. Todos os campi irão participar. Em junho será a vez de Montes Claros e de Pirapora sediarem o evento.

Mais informações no site https://ifmundo.wordpress.com/

Mais fotos do evento na página do Facebook: https://www.facebook.com/IFNMG-Campus-Almenara-359235247516361/