Portal IFNMG - Estudantes do Curso Técnico participam do Simpósio Multidisciplinar de HIV - AIDS na UFBA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 20h29 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 17h32

enfermagem 1

A AIDS é problema de saúde pública desde o início da epidemia, na década de 1980, até os dias atuais. Conforme o Boletim Epidemiológico de HIV – AIDS lançado pelo Ministério da Saúde em 2015, houve uma queda tanto na taxa de detecção da doença que caiu para menos de 20 casos por 100.000 habitantes quanto na transmissão vertical, de mãe para bebê. Entretanto, longe de uma resolução do problema, 798.366 casos de AIDS já foram registrados no Brasil e, infelizmente, a população de jovens (15 a 24 anos) infectados continua sendo uma preocupação importante nos setores da saúde.

Tendo em vista a relevância desta epidemia, no dia 3 de setembro, os estudantes das turmas do Curso Técnico em Enfermagem do Campus Almenara, participaram do Simpósio Multidisciplinar de HIV – AIDS no Auditório da Universidade Federal da Bahia -  Campus Vitória da Conquista.

enfermagem2

O evento contou com a presença de estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde: medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e psicologia, sendo uma excelente oportunidade de atualização profissional e complementação do conteúdo já aprendido em sala de aula além de proporcionar a troca de saberes entre os participantes e a vivência no meio científico.

Destaca-se que, ao oportunizar a participação dos estudantes em eventos de tamanha relevância, o IFNMG, campus Almenara, possibilitou que estes profissionais em formação adquirissem novos conhecimentos acerca das mais recentes estratégias de prevenção, controle e tratamento da AIDS, contribuindo assim para o saber de qualidade voltado às epidemias modernas.

enfermagem3