Portal IFNMG - Semana do Meio Ambiente: Alunos do IFNMG-Campus Almenara participaram de aula em meio à natureza Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 18h09 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 14h14
imagem sem descrição.

Reconhecer o contexto geológico e geomorfológico do entorno da área urbana da cidade de Almenara e interpretar na paisagem local impactos socioambientais diversos foram apenas alguns dos objetivos alcançados durante um trabalho de campo com os alunos do primeiro ano do curso técnico em Informática do IFNMG-Campus Almenara, que contou com a orientação do professor de geografia Sérgio Lana (Geografia). A atividade foi motivada como parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, bem como, uma oportunidade para os discentes reconhecerem aspectos ligados ao meio físico da região do Baixo Jequitinhonha.

Considerando que existe uma noção muito ampla sobre o que é considerado meio ambiente, a ação teve como propósito valorizar o contexto de paisagem local, já que diariamente os alunos têm contato com o lugar e, muitas vezes, não consegue associar causas e consequências dos diversos impactos socioambientais que a população almenarense vivencia, tais como as enchentes urbanas, a ocupação desordenada do solo urbano e o assoreamento do rio Jequitinhonha.

De acordo com o professor Sérgio Lana, “o trabalho de campo se apresenta como um momento propício e insubstituível para confrontar, discutir e ampliar os assuntos abordados em sala de aula”. Tendo como temas basilares a geologia e a geomorfologia regional, conceitos anteriormente trabalhados teoricamente foram (re)construídos em um novo ambiente e utilizando-se de recursos didáticos como mapas, croquis de paisagem e exemplares dos grandes grupos de rochas.

Para a aluna Hanna Vilela, atividades práticas facilitam o entendimento dos conteúdos pois “o mais interessante não foi apenas o novo aprendizado sobre geologia, mas o fato de termos aprendido enquanto visualizávamos, não só as rochas que o professor levou consigo para expor para a turma, mas também as rochas que circundam a cidade de Almenara e que vemos todos os dias”. Já o aluno Davi Otoni considerou a oportunidade extraclasse como “uma aula muito produtiva” e aprovou a iniciativa do IFNMG-Campus Almenara.