Portal IFNMG - CINECAMPUS inicia atividades no Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

CINECAMPUS inicia atividades no Campus Almenara

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 15h01 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 14h14

CINECAMPUS inicia atividades no Campus Almenara

Foto 2

Utilizar a sétima arte como ferramenta para buscar conhecimento e aprimorar as sensibilidades artísticas são os objetivos do projeto de extensão CINECAMPUS: A Sétima Arte em Formação, que iniciou suas atividades no Campus Almenara, na última quinta-feira, 2 de junho.

O projeto tem a proposta de apresentar produções nacionais e internacionais, às quintas-feiras, das 12h10m às 13h20m.
O curta-metragem “A cartomante” foi a primeira exibição realizada. A sessão foi marcada pela presença de alunos e professores que assistiram atentamente à produção, que é uma adaptação do conto homônimo de Machado de Assis, publicado em 1884. Para o coordenador do projeto, o professor Igor de Oliveira Costa, “as atividades desenvolvidas pelo projeto mostram-se especialmente relevantes para os alunos, já que proporcionam aquilo que uma experiência artística genuína deve proporcionar: a reflexão. Isso se dá, pois tal exercício apresenta-se como uma fonte de enriquecimento de experiências enorme, levando à ampliação do repertório sociocultural do indivíduo, que é fundamental para que se compreenda plenamente o mundo que nos cerca”.

O projeto acontecerá até o fim do ano e exibirá os seguintes filmes: O Clube dos Cinco (1985), A Viúva de Saint-Pierre (1999), Uma História de Amor e Fúria (2013), Relatos Selvagens (2014), Amarelo Manga (2002), A cor Púrpura (1985) e Pulp Fiction (1994). A dinâmica do projeto consiste na exibição dos filmes e na posterior discussão acerca dos mesmos, buscando refletir especialmente sobre os aspectos artísticos mais relevantes de cada produção, contando com a participação do público presente.

A aluna Sávia Prates, 2º ano de Zootecnia e bolsista do Projeto, considera que, uma das características importantes do CINECAMPUS é o fato de que “cada aluno poderá expor suas opiniões e destacar acontecimentos que foram relevantes no filme”.

A próxima exibição será do longa-metragem “O Clube dos Cinco” e iniciará na quinta-feira,16 de junho.
Além de Igor Costa, a equipe do projeto é composta pelos professores Rômulo Lima Meira e Pedro Henrique Prado da Silva e das bolsistas Luna Ribeiro e Sávia Prates.