Portal IFNMG - Estudantes do Campus Almenara formam equipes para participarem de eventos na 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (8ª ONHB) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 17h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 14h14

Foto 8 ONHB

Desde o início de Abril de 2016 os professores de História do IFNMG-Almenara, Leonardo Machado Palhares e Regina Mendes de Araújo, estão organizando a participação dos estudantes dos cursos técnicos integrados na 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (8ª ONHB).

Esse é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)  com apoio financeiro do Cnpq, a ONHB, iniciada em 2009. Encontra-se firmada no cenário educacional como proposta educacional inovadora que articula estudo de fontes históricas e protagonismo histórico com uso de plataforma digital, o que possibilita ampla participação de estudantes de todo território nacional. Como explicado no próprio site da ONHB:

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.[1]

Além do formato original e democrático do evento, a Olimpíada Nacional de História do Brasil favorece a preparação para vida cidadã, pois, articula temáticas da história local e global de forma a garantir espaços de reflexão sobre processos históricos.

O evento é dividido em seis etapas: cinco virtuais, das quais participaram, aproximadamente, 10 (dez) mil equipes de todo Brasil e uma etapa presencial, que ocorrerá em Campinas no mês de Agosto de 2015. Durante as etapas virtuais as equipes são selecionadas até que sobrem, aproximadamente, 300 para a etapa presencial. Durante a realização das etapas virtuais os alunos participantes contam com a orientação dos professores de história. A orientação é semanal e acontece antes que a etapa se encerre, com o objetivo de discutir as questões e sanar possíveis dúvidas.

O envolvimento do IFNMG-Almenara nessa Olimpíada atende a vários aspectos importantes para a formação educacional:

•     Desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao campo das ciências humanas, em especial habilidades associadas   à   análise de diversos tipos de fontes históricas.
  • Fortalecimento dos laços interpessoais e envolvimento, em grupo para resolução de atividades/tarefas, e
  •   Afloramento da competitividade construtiva, haja vista o estabelecimento de meta colaborativa a ser atingida.

A participação na ONHB pressupõe a organização de equipes com 4 membros (três estudantes e um(a) professor(a) de História da Educação Básica). A formação das equipes foi por adesão e livre, ou seja, o critério de seleção foi pelo interesse e pela disponibilidade financeira dos estudantes, já que não havia tempo hábil para mobilizar recursos do IFNMG para garantir inscrição dos estudantes[2].

Com essa configuração inscrevemos 06 equipes e iniciamos as atividades de participação no dia 09 de Maio de 2016.

Veja o quadro a seguir, indicando as equipes:

Série do Ensino Médio

Celina dos Anjos Brito Neta, Júlia Caravelli Miranda, Keven Caires de Oliveira Gomes

Caboclos do Vale

Ana Paula Ribeiro, Henrique Antunes de Paula, Gabriela Feitosa de Oliveira

Corujas do Jequitinhonha

Fernanda Pereira Oliveira, Paulo Henrique Costa Fernandes, Hendel Silva Aguilar

Grifinória0114

Clara Ramalho Sousa

Evandro Neto Teixeira

Sofia N. da Silva

Mõg Mõg Katap

Tarciana Souza Oliveira

Lorena Santos Mares

Thaynná Silva Pereira

Vênus de Milo

Sandy Souza Meira

Victória Soares Souto

Artemis Paulo Marques Rezende

Meninas do Vale

As equipes antes do fechamento da etapa reunem-se com os professores orientadores para discussão das questões e para esclarecer dúvidas sobre as questões e tarefas propostas.

Cronograma da 8ª ONHB:

Etapa Período
09 a 14 de maio
16 a 21 de maio
23 a 28 de maio
30 de maio a 04 de junho
06 a 11 de junho
20 de agosto (etapa presencial em Campinas-SP)

O desenvolvimento das atividades é semanal. São cinco etapas virtuais nos meses de Maio e Junho e, a sexta etapa, é presencial, na UNICAMP, em Agosto de 2016.

A progressão no evento, como trata-se de uma Olimpíada, pressupõe a classificação para a etapa, portanto, o cumprimento do cronograma, depende da evolução das equipes no evento.

[1] http://www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/inicio/index, acesso em: 13/04/2016

[2] Destacamos que as equipes foram formadas quando nós entramos em atividade no Campus Almenara, já na fase final de inscrição. Até tentamos recursos com a Extensão, contudo, não havia tempo hábil para garantir a inscrição de todas as equipes que desejavam participar do evento, portanto, apenas as equipes que puderam custear a inscrição (R$ 45,00 por equipe para escola pública) lograram a entrada na Olimpíada.