Portal IFNMG - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas - NEABI em ação no Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas - NEABI em ação no Campus Almenara

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 14h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 14h50

FOTO2

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas - NEABI em ação no Campus Almenara

No dia 16 de maio de 2016, ocorreu na sala de reuniões do câmpus do IFNMG-Almenara, reunião do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI-IFNMG-Almenara) com representantes da Superintendência Regional de Educação (SRE) da cidade.

O objetivo da reunião foi para definir ações para realização do Fórum das Ações Afirmativas, atividade da agenda da Secretaria Estadual de Educação e que vai ao encontro às ações do NEABI.

Esse fórum, organizado pela SRE, fará parte das ações do NEABI com o objetivo de estabelecer ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Buscamos, com essa ação, estreitar laços com a SRE, com docentes da educação básica estadual e com membros de grupos sociais, visibilizando a ampliação das ações do NEABI e a articulação com diversas forças regionais para promoção de estudo, pesquisa e extensão sobre a História e Cultura dos Afro-Brasileiros e dos Povos Indígenas.

Entendendo nossa sociedade como multicultural, compreendemos que os movimentos afro-brasileiros e indígenas são indissociados de outras questões, como as questões de identitárias, de gênero e dos Movimentos no campo, a proposta do fórum é a organização de mesas redondas e de Grupos de Trabalho que atentem para a diversidade das questões que marcam o processo de construção de uma educação inclusiva.

A agenda de trabalho foi aprovada pelos representantes do NEABI-IFNMG-Almenara e da SER, que definiram a realização do Fórum para o final do mês de junho de 2016. Nossa expectativa é que o evento congregue, aproximadamente, duzentos educadores e membros de movimentos sociais.

Como destacou a professora Tânia, “O NEABI, para existir de fato, deve constituir um Fórum permanente de ações integradas à sociedade”, destacamos, assim, que a ação articulada à SRE visa construir primeiros contatos com educadores e atividades sociais da nossa região para criar raízes e solidificar as ações do NEABI-IFNMG na região do Vale do Jequitinhonha.

FOTO1

Criado em:20/05/2016

Fim do conteúdo da página