Portal IFNMG - Comissão “Zika-Zero” em ação no Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Comissão “Zika-Zero” em ação no Campus Almenara

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2016, 15h29 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 15h33

FOTO 1

A Comissão “Zika-Zero”, projeto desenvolvido no Campus Almenara que se iniciou no mês de abril tem previsão de término no dia 16 de maio, culminando na semana da Enfermagem. Dentre as ações desenvolvidas, o projeto teve como atividades fundamentais palestras esclarecedoras da médica, Rosângela Ribeiro e do Professor Joaquim Neto , Coordenador de Extensão do Campus.

FOTO 3

O objetivo do projeto é promover ações educativas e informativas sobre a Tríplice Epidemia: DENGUE-CHIKUNGUNYA-ZIKA VÍRUS, doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti.

O Aedes aegypti foi descoberto em 1947 por cientistas, quando de uma pesquisa com macacos rhesus das florestas da Uganda, na África, o contágio em humanos ocorreu somente em 1968 na Nigéria. Foi, no entanto, em 2007, que os primeiros casos de febre Zika foram identificados fora da África e da Ásia, sendo que, no Brasil, o vírus chegou provavelmente da América Central.

A epidemia de Zika está relacionada com os casos de Microcefalia e a ocorrência de complicações neurológicas,como Meningite, Mielite Transversa (doença neurológica caracterizada por inflamações na medula) e Síndrome de Guillain – Barré (inflamação aguda dos nervos periféricos, que pode paralisar os movimentos).

Para o “enfrentamento ” ao mosquito Aedes é necessário centrar o foco da ação na eliminação dos criadouros, como lixões e áreas abandonadas, em  vez de comprometer a água potável com a utilização de Larvicidas ou o uso do Fumacê como forma de controle do mosquito adulto.

A ordem é saneamento e limpeza como forma de prevenção.

Segundo o Coordenador de Extensão, o Professor Joaquim, "esse projeto será uma ferramenta muito importante no combate ao mosquito, visto que a mobilização através de atividades voltadas para o esclarecimento sobre o ciclo de vida do mosquito, a doença e as formas de eliminar os criadouros das larvas do mesmo é de fundamental importância, visto que o controle da proliferação do mosquito certamente é responsabilidade não só do governo, mas essencialmente da conscientização da população."

FOTO 2

Criado em: 11/05/2016

Fim do conteúdo da página