Portal IFNMG - Abertas duas vagas de intercâmbio em Portugal para alunos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Abertas duas vagas de intercâmbio em Portugal para alunos do IFNMG

Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 11h36 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 11h30

A Assessoria de Relações Internacionais do IFMNG lançou o Edital nº 38/2016, para selecionar candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal. Há duas vagas para estudantes de cursos de graduação – oriundos os Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora ou Salinas – que preencham os requisitos obrigatórios estipulados pelo edital.

A inscrição deve ser realizada no período de 22 de fevereiro a 4 de março, de segunda a sexta-feira, no Setor de Protocolo dos referidos campi.

O intercâmbio terá duração de um semestre letivo (entre 15 de setembro deste ano e 14 de fevereiro de 2017). Nesse período, os estudantes poderão cursar disciplinas e realizar estágio profissional, de acordo com a disponibilidade ofertada pelo IPB.

Os selecinados receberão uma bolsa auxílio mobilidade para custear a passagem e o seguro-saúde, mais uma bolsa mensal de 300 euros. O IPB garantirá aos estudantes alojamento no tempo de vigência do intercâmbio e alimentação, de segunda a sábado, gratuitamente.

A avaliação do currículo e do rendimento do aluno nas disciplinas cursadas no IFNMG estão entre os critérios de seleção.

Correlação de cursos

Antes de iniciar seu processo, cada candidato, sob supervisão e orientação do coordenador do curso ou professor orientador, deverá pesquisar no sitio do Instituto Politécnico de Bragança se há cursos de graduação iguais ou correlatos ao seu, para, assim, escolher a área pretendida. Informações: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/portalcandidato/licenciaturas

Em Portugal, o grau de licenciado é o grau acadêmico conferido na sequência da conclusão de um primeiro ciclo de estudos superiores, com seis semestres de duração, podendo ter, em determinados casos, sete ou oito semestres de duração. Inclui diversos cursos superiores conforme observado no endereço eletrônico indicado.

Primeira edição

Esta será a segunda oportunidade para estudantes do IFNMG fazerem intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, fruto do convênio de cooperação firmado entre as duas instituições. Entre 2014 e 2015, estiveram em Portugal os alunos Hebert  Camilo Nunes da Silva, do Campus Januária,  e Izabella  Luzia Silva Chaves, do Campus Salinas.

Acesse:

Edital nº38/2016 - Mobilidade acadêmica IFNMG-Instituto Politécnico de Bragança