Portal IFNMG - Carta de apoio à criação do IFNMG Campus Quilombo em Minas Nova é divulgada por representantes de comunidades quilombolas, de instituições públicas e movimentos sociais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Carta de apoio à criação do IFNMG Campus Quilombo em Minas Nova é divulgada por representantes de comunidades quilombolas, de instituições públicas e movimentos sociais

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 08h36 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h17

   Representantes das comunidades quilombolas de Minas Novas, de organizações de apoio, movimentos sociais e instituições públicas se reuniram nos dias 10 e 11 de agosto na Câmara Municipal de Minas Novas para participar da Oficina Devolutiva do Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Minas Novas, ação de um projeto de extensão desenvolvido através de muitas parcerias, entre elas a do IFNMG Campus Araçuaí. Durante o encontro, foi apresentada uma carta reivindicando a criação do IFNMG Campus Quilombo em Minas Novas. 

  No evento, o professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, Aderval Costa Filho, apresentou o diagnóstico realizado durante uma das etapas do projeto Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais: Visibilização e Inclusão Sociopolítica. O resultado desta etapa, que envolveu o município de Minas Novas, se assemelha aos das outras etapas das Microrregiões do Alto e Médio Jequitinhonha e evidencia um quadro estrutural de discriminação e exclusão social que vitimiza povos e comunidades tradicionais da região. Os dados mostram que as comunidades vivem sob condições graves de vulnerabilidade, caracterizando a existência de um déficit de cidadania. Além da invisibilidade, de processos de discriminação e das pressões econômicas e fundiárias que precarizam a permanência nos próprios territórios, soma-se a sistemática negação de direitos fundamentais, dentre eles, o direito à educação.

   O problema da ausência de políticas públicas efetivas no Vale do Jequitinhonha se agrava quando se trata da garantia dos direitos de povos e comunidades tradicionais. A região de Minas Novas abriga uma das maiores concentrações de comunidades quilombolas de Minas Gerais, mas não existem instituições federais que valorizem a singularidade do modo de vida quilombola. O acesso a instituições educacionais que respeitem suas especificidades históricas, culturais e sociais  é uma das condições necessárias para a promoção do bem-estar social, da preservação dos saberes ancestrais, da diversidade sociocultural e do desenvolvimento sustentável.

  A criação do IFNMG Campus Quilombo em Minas deve ser vista não apenas como uma forma de reparação histórica diante das violências, da expropriação e exploração sofridas, mas também como um passo crucial para ampliar a pluralidade político-pedagógica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)adequando-a ao caráter pluriétnico e multicultural da sociedade brasileira.

   Confira aqui a Carta.

 

Foto 1

 

Foto 2

 

Foto 3

 

José Carlos Silvério dos Santos

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

 
Fim do conteúdo da página