Portal IFNMG - DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

Projetos Cadastrados

  • Título:    LABORATÓRIO AMBULANTE DE ENSINO DE MATEMÁTICA - LAEM
    Profa.   Leonardo Martins do Nascimento     | E-mail: leonardo.nascimento@gmail.com  Objetivo geral:   Elaborar um Laboratório Ambulante de Ensino de Matemática - LAEM que permita a instrumentalização da divulgação científica e viabilização de projetos de ensino e extensão em Matemática, incluindo projetos das Unidades Curriculares de Extensão do curso de Licenciatura em Matemática do campus Salinas.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro    Relatório Final
  • Título:  III FEIRA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFNMG/Salinas
    Profa.  Jaciely Soares da Silva   | E-mail:  jaciely.silva@ifnmg.edu.br
    Objetivo geral:  O objetivo principal do Projeto é a realização da Feira Pedagógica que se constitui como a culminância dos trabalhos e atividades várias que os/as acadêmicos/as desenvolveram ao longo do 2º semestre de 2023. 
    STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro
  • Título: Club de Leitura da Adm
    Prof. Shirley Mirone Martins Guimarães | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
    Objetivo geral: Aumentar o desempenho comportamental profissional dos acadêmicos do curso de bacharelado em Administração do IFNMG – Campus Januária através da leitura.
    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro Relatório Final
  • Título: Formação de um minijardim clonal com espécies arbóreas como recurso didático para o ensino prático de viveiros e melhoramento florestal: etapa 01
    Prof. Tiago Reis Dutra | E-mail: 
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Objetivo geral: Contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Viveiros Florestais e Melhoramento Florestal do curso de Engenharia Florestal do IFNMG-Campus Salinas.
    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO (  ) FINALIZADO   Plano de Trabalho/ Cadastro
  • Título: Formação de um pomar de hibridação de eucalipto como recurso didático para o ensino prático das disciplinas de sementes e melhoramento florestal: etapa 01
    Prof. Tiago Reis Dutra | E-mail:
     Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Objetivo geral: 
    Contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Sementes e Melhoramento Florestal do curso de Engenharia Florestal do IFNMG-Campus Salinas.
    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO (  ) FINALIZADO   Plano de Trabalho/ Cadastro 
  • Título: Curso básico de desenho técnico no AutoCAD
    Profa. Selma Alves Abrahão | E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
    OBJETIVO GERAL: O objetivo deste projeto é oferecer, na forma de projeto de ensino, um curso básico sobre o programa computacional AutoCAD em duas dimensões (2D), aplicado na elaboração de projetos arquitetônicos, visando a uma formação continuada aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Januária.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Título: A contribuição da Engenharia Civil para melhoria da qualidade das habitações das comunidades quilombolas localizadas no entorno da cidade de Januária - MG
    Prof. Breno Alcântara Silva | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
    OBJETIVO GERAL: Este projeto de ensino tem como objetivo aplicar os conhecimentos obtidos no curso de Bacharelado em Engenharia Civil para melhoria da infraestrutura das habitações quilombolas localizadas no entorno da cidade de Januária.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Título: Histopatologia digital na prática veterinária: implantação de recursos digitais no ensino da Patologia Veterinária
    Prof. Eduardo Garrido | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    OBJETIVO GERAL: Inserir, em um contexto extra classe, uma abordagem mais aprofundada da área da histologia e histopatologia veterinária utilizando laminário virtual.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro    Relatório Final


     

  • Título: BRINQUEDOTECA: espaço de brincar-ensinar-aprender
    Profa. Edna Guiomar Salgado Oliveira | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    OBJETIVO GERAL: Implementar um espaço propício a vivência do lúdico com acesso a brinquedos, jogos, brincadeiras e atividades culturais para acadêmicos no seu processo de formação e, estendendo as atividades para crianças de todos os segmentos sociais, possibilitando a articulação entre teoria-prática; bem como proporcionar aos acadêmicos do curso de Pedagogia conhecimento acerca do desenvolvimento social, cultural, cognitivo e emocional sobre a temática ‘Infância, Jogos, Brincadeiras e Ludicidade’ envolvendo as escolas municipais de Salinas.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Título: O DESMONTE E A RESISTÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO NORTE DE MINAS GERAIS (anos 2000-...) E AS REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
    Profa. Luciana Canário Mendes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    OBJETIVO GERAL: Analisar a memória e a história do desmonte e da resistência da educação pública no Norte de Minas Gerais (anos 2000 - ...) e os impactos na formação de professores, por meio de uma pesquisa histórico-documental (coleta, arquivos, documentos, preservação, catalogação, digitalização e análise de fontes) visando constituir um conjunto de registros orais e digitais. Ao lado disso, pretendemos que os discentes – sobretudo das licenciaturas, compreendam a relevância da investigação, produção e gestão do conhecimento científico.
    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro    Relatório Final


     

  • Título: Genética, e eu com isso?
    Profa. Nathanna Emanuelly Martins Figueiredo | E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
    OBJETIVO GERAL: Contribuir para processos de ensino e aprendizagem de Genética nos cursos de bacharelado e licenciatura do IFNMG, campus Salinas
    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro


     

  • Título: ELABORAÇÃO DE UM ATLAS DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA
    Prof. Júlio César Oliveira Dias Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Elaborar um atlas digital com fotomicrografias de Histologia Básica.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro


     

  • TÍTULO: Elaboração de curso a distância de Pré-Cálculo
    Profa. Neila Marcelle Gualberto Leite Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Criar um curso a distância de Pré-Cálculo, para estudantes que pretendam preencher lacunas de matemática elementar ou revisar os conteúdos de matemática do ensino básico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • TÍTULO: Onboarding dev: preparando o estudante para a experiência de integração profissional
    Prof. Felipe Túlio de Castro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Ofertar um treinamento abrangente que contemple dicas para competências técnicas (hard skills) e sociais/comportamentais (soft skills) para os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG - Campus Araçuaí. Dessa forma, os alunos que tiverem a oportunidade de serem contratados se sentirão mais confortáveis e confiantes em suas novas funções.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • TÍTULO: A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS: formação de professores e desconstrução de estereótipos
    Prof. Renata Ferreira de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Incentivar processos de inovações pedagógicas, a partir da formação de futuros docentes e junto a eles desenvolver recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da temática indígena nas escolas, com a finalidade de articular a alfabetização no sentido de produzir ações e linguagens antirracistas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro      Relatório Final


     

  • TÍTULO: DOMA RACIONAL DE EQUINOS PARA ALUNOS DO GRUPO DE ESTUDOS DE EQUIDEOCULTURA - GEEQUI DO IFNMG - CAMPUS SALINAS - 3ª edição
    Prof. Ana Carolina Leite Albeny Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Ensinar aos discentes participantes o conhecimento teórico e prático a respeito da Doma Racional, fazendo com que o método de doma através da violência caia em desuso.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x  ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório final


     

  • TÍTULO: INTRODUÇÃO AO LyX
    Prof. Leonardo Martins do Nascimento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Capacitar os participantes para a utilização do software livre LyX, por meio de um curso introdutório sobre os recursos e possibilidades para o processamento de documentos, sobretudo de textos matemáticos.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro


     

  • Laboratório de Ensino de Matemática como espaço formativo
    Prof. Lucas Diego Antunes Barbosa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Realizar, no Laboratório de ensino de Matemática do IFNMG Campus Salinas, atividades de ensino com ênfase na vivência de processos que auxiliam a construção do conhecimento matemático.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Doma racional de equinos para alunos do grupo de estudos de equideocultura - GEEQUI do IFNMG - Campus Salinas (1ª edição)
    Prof. Danilo Marcelo da Silva Pereira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Ensinar aos discentes participantes o conhecimento teórico e prático a respeito da Doma Racional, fazendo com que o método de doma através de violência caia em desuso.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  •  Administrando Servidores Linux
    Prof. Marcelino Gonçalves de Macedo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Demonstrar as etapas de instalação, configuração e administração de serviços de rede utilizando um sistema operacional GNU\LINUX.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Salinas/MG: em busca de uma reconstrução histórica
    Profa. Luciana Canário Mendes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Analisar como as fontes escritas e as narrativas orais representam a história da criação da APAE na cidade de Salinas-MG a partir da memória que se tem sobre sua fundação e, quais as possibilidades de interpretação e construção do passado histórico produzida nessas fontes.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • Empreendedorismo rural - Em busca de oportunidades no baixo Jequitinhonha
    Profa. Dayane Patricia Cunha de França dayane.françEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Analisar o potencial empreendedor dos alunos das disciplinas Administração Rural (Processos Gerencias) e Empreendedorismo e Gestão de Empresas Rurais (Engenharia Agronômica) em atividades educativas dirigidas à aprendizagem experiencial e à pesquisa, realizadas durante o 1º semestre letivo de 2022, a partir do plano e geração de ideias de negócios.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • TERAP: Grupo de estudo em terapêutica veterinária - problematização, discussão e prática
    Valéria Magro Octaviano Bernis Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Promover a criação de um grupo de estudos em terapia veterinária.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Ambiente-se: Projeto de Educação Ambiental
    Tatianne Gizelle Marques Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: O objetivo geral dessa proposta é incentivar os licenciandos em Ciências Biológicas a perceberem a EA como tema transversal, propondo ações que poderiam ser desenvolvidas na escola, uma vez que as questões ambientais muitas vezes são discutidas somente nas disciplinas de Ciências e Biologia.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Grupo de Estudos para o ENADE
    Leonardo Martins do Nascimento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Debater questões, textos e temas que sejam relevantes numa perspectiva formativa dos acadêmicos em relação ao processo avaliativo do ENADE, edição 2021.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Genética, e eu com isso?
    Profa. Telma Temoteo dos Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Contribuir para processos de ensino e aprendizagem de Genética nos cursos de bacharelado e licenciatura do IFNMG - Campus Salinas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Doma racional de equinos para alunos do grupo de estudos de equideocultura - GEEQUI do IFNMG - Campus Salinas
    Prof. Danilo Marcelo da Silva Pereira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Ensinar aos discentes participantes o conhecimento teórico e prático a respeito da Doma Racional, fazendo com que o método de doma através de violência caia em desuso.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • MINERANDO DADOS
    Ciência da Informação
    Prof. Marcelino Gonçalves de Macedo

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver um sistema baseado em dados aplicando as etapas de um processo de Mineração de Dados utilizando a metodologia CRISP-DM .

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • PROJETO GEPET: DESCOMPLICANDO A CARDIOLOGIA EM CÃES E GATOS
    Medicina Veterinária: Clínica médica de pequenos animais
    Profa. Thaís Larissa Lourenço Castanheira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Inserir em um contexto extra classe uma abordagem mais aprofundada da área de uma das áreas mais desafiadoras da medicina veterinária, a cardiologia de cães e gatos.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • PROJETO SEMINÁRIO INTEGRADOR
    Engenharia de Processos
    Prof. Isis Celena Amaral Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fortalecer estratégias voltadas para o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas do curso de engenharia de alimentos: apresentando fundamentos do método científico, enfatizando a importância das ciências na prática do profissional, promovendo estudo interdisciplinar de temas relevantes, socializando trabalhos produzidos pelos acadêmicos e seus orientadores através da prática, promovendo o intercâmbio de experiência entre os diferentes campos específicos e promovendo o protagonismo do estudante na busca do conhecimento do seu processo de ensino e aprendizagem.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • CONFECÇÃO DE LIXEIRAS ALTERNATIVAS PARA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DO IFNMG ARAÇUAÍ
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Kaíque Mesquita Cardoso (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Construir lixeiras alternativas para coleta de resíduos sólidos recicláveis da comunidade escolar do IFNMG - Araçuaí.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • Projeto Fábrica de Software Simulada
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Eude Soares de Lacerda (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Compreender o funcionamento de uma fábrica de software e suas especificidades.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • Especificação da infraestrutura de hardware e software para uma Startup fictícia
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Wilson Prates de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Aprender quais são os principais componentes de Hardware - Placa-mãe, Processador, Disco Rígido, Memória RAM, etc. - e os principais componentes de software - Sistema Operacional, SDK (Kit de Desenvolvimento de Software), IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento), controle de versão (GIT, SVN), gerenciamento de pacotes (Maven, Nuget, Npm), etc.-, utilizados para montar e configurar computadores de uso geral e específico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • Projeto Monitoria Voluntária: Estatística Básica
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Helen Maria Pedrosa de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver a aprimorar os conceitos de Estatística Básica por meio da monitoria voluntária, na tentativa de minimizar a evasão e reprovação na disciplina.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO USANDO A LINGUAGEM PYTHON
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Adeizete Gomes Silveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Introduzir o ensino de programação no Ensino Médio usando a linguagem de programação Python.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro   Relatório Final


     

  • ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
    Engenharia Civil
    Prof. Rodrigo Marques do Nascimento
    rodrigo.nascimento

    OBJETIVO GERAL: Atender de forma individualizada o aluno do curso Técnico em Edificações que possui necessidades específicas, a fim de reforçar o conteúdo da disciplina Instalações Elétricas.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final


     

  • ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO EM MECÂNICA DOS SOLOS
    Engenharia Civil
    Prof. Rodrigo Marques do Nascimento
    rodrigo.nascimento

    OBJETIVO GERAL: Atender de forma individualizada os alunos do curso Técnico em Edificações que possuem necessidades específicas, a fim de reforçar o conteúdo da disciplina Mecânica dos Solos.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final


     

  • CAPACITAÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA
    Ciência da Computação
    Prof. Felipe Augusto Oliveira Mota /Campus Januária
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Capacitar discentes dos cursos assistidos pela área da Informática para viabilizar participação em competições de robótica.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final


     

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página