Portal IFNMG - Histórico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Breve histórico do IFNMG Campus Januária

Publicado: Segunda, 28 de Fevereiro de 2011, 16h01 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 10h57

O Instituto Federal Campus Januária, figura entre os onze campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), este originado pela integração antigo CEFET Januária com a até então, EAF Salinas, ambas as Escolas de origem Agrícola e vocação profissional.

O IFNMG Campus Januária foi fundado em dezembro de 1960, quando o município de Januária, no ano do seu Centenário, fora merecidamente presenteado com uma Instituição idealizada pelo ilustre Cel. Manoel José de Almeida, humanista que tinha como propósito inicial, acolher o menor carente, ou abandonado pelos pais, ou a própria sorte, um grande legado do seu criador, para a região norte-mineira.

Ao longo de uma trajetória de 50 anos de história, o IFNMG Campus Januária tem contribuído significativamente para o crescimento da região em que está inserido, com ensino profissional de excelência.

Mediante mudanças de ordem legal, o Campus Januária, alcançando meio século de história, passou por várias alterações de nomenclaturas, denominado incialmente como Escola Agrícola de Januária, Colégio Agrícola de Januária, Escola Agrotécnica Federal de Januária, e posteriormente, Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFET Januária, assim subscrito até o advento da Lei 11.892 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Leia o histórico completo do Campus Januária.

 

 

 

Fim do conteúdo da página