Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente executam Projetos de Educação Ambiental na comunidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h06 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h05

Como parte dos requisitos finais para aprovação na disciplina Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiologia, alunos dos 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio executaram pequenos projetos de Educação Ambiental em diferentes espaços da comunidade escolar e extraescolar.

Os grupos assumiram o protagonismo das ações, sendo responsáveis pela proposição, planejamento e execução dos projetos, articulando o currículo escolar às iniciativas de transformação social locais.

Os projetos foram executados nos seguintes locais: Escola Municipal São Cristóvão (localizada nas adjacências do campus), IFNMG e Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Bairro Viriato, entre os meses de novembro e dezembro de 2019.

O projeto “Higiene Bucal” teve como proposta: roda de conversa, contação da história “O jacaré com dor de dente” e confecção de um painel de alimentos cariogênicos junto aos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal São Cristóvão.

Os alunos do projeto Natureza, nossa casa” apresentaram palestra educativa, quiz, varal de desenhos, apresentação musical, finalizando com o plantio de uma muda de Ipê. Tal projeto foi executado junto aos alunos do 3º ano da Escola Municipal São Cristóvão.

O projeto “Lixo amigo” apresentou Teatro com Fantoches e fez uma dinâmica de classificação de resíduos com os alunos do 3º ano da Escola Municipal São Cristóvão.

Ainda nesta escola, o projeto Vamos reciclar?” propôs uma Roda de Conversa sobre a importância da reflexão sobre nossa responsabilidades na geração e manejo de resíduos e também apresentou uma dinâmica de classificação de resíduos com alunos do 4º ano.

Os alunos responsáveis pelo projeto “Plantando ideias, colhendo resultados” expuseram uma palestra educativa sobre o cultivo de hortaliças em pequenos espaços e, junto aos alunos do 5º ano, montaram um exemplar de suporte para Horta Vertical com a utilização de material reciclável.

No âmbito do IFNMG, foram realizados 3 projetos: Roda de conversa sobre práticas do vegetarianismo e degustação de pratos sem ingredientes de origem animal; Palestra e Jogo de Tabuleiro Humano sobre o tema: Crise Hídrica; e Pesquisa sobre o Nível de Conscientização Ambiental, de alunos e servidores do campus.

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Bairro Viriato, o grupo de alunos conduziu uma Oficina de Confecção de Brinquedos, utilizando material reciclável junto às crianças da comunidade.

Segundo a Profª Luara Cristiane Dourado Neves, “além de fomentar o diálogo de saberes e práticas entre escola-comunidade, a proposta da pedagogia de projetos teve como objetivo aprimorar o processo formativo dos discentes, enriquecendo seu repertório profissional enquanto agente técnico-científico, mas também político”.