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IFNMG publica Relatório de Gestão 2023

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 14h32 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 16h23
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O IFNMG disponibilizou, na última sexta-feira, 24 de março, o Relatório de Gestão - Exercício 2023, na forma de relato integrado, para consulta pública do Tribunal de Contas da União (TCU) e de toda a comunidade. O objetivo do documento é prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle de como a Instituição gerenciou seus recursos financeiros e humanos, no intuito de atingir as metas propostas para o ano que passou.

Por meio de gráficos, fotografias, tabelas e textos, o Relatório de Gestão traz informações sobre: visão geral organizacional e ambiente externo; riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e desempenho; e informações orçamentárias, financeiras e contábeis. A construção do documento, na forma de relato integrado, derivou do pensamento e trabalho coletivo de vários servidores do Instituto, coordenados pela Diretoria Executiva.

O relatório foi apresentado nas últimas reuniões do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior, com transmissão ao vivo pelo canal do IFNMG no Youtube, garantindo ampla divulgação do seu conteúdo para a comunidade interna e externa. A prestação de contas foi aprovada pelo Conselho Superior do IFNMG, por meio da Resolução Consup n° 396, de 22 de março de 2024, e demonstra como o Instituto desenvolveu seu trabalho dentro dos princípios da transparência, governança, eficácia, eficiência, conformidade, economicidade e sustentabilidade.

"Em primeiro lugar, destaco que 2023 foi marcado pela nossa busca por melhores maneiras para cumprimento de nossa missão e visão, integrando, ainda mais, ensino, pesquisa e extensão, para avançar na educação que ministramos", frisa a reitora Joaquina Nobre, em seu texto de apresentação do Relatório. "Ressalto que nossos esforços para alcançar essa indissociabilidade é o que nos move para trazer maiores e melhores condições para a oferta de uma educação cidadã, voltada para o desenvolvimento social e regional", acrescenta. 

A reitora destaca alguns entre os tantos feitos do IFNMG de 2023, como a criação e implementação do Painel da Transparência, para acompanhamento das ações orçamentárias, análise das matrículas na matriz orçamentária e compras e licitações. "Tivemos a experiência de criação de nossa própria proposta de matriz de orçamento, feito de muita relevância para a Instituição. Retomamos obras em diversas unidades do Instituto, necessárias para o bom funcionamento das aulas e conforto de alunos, professores e demais servidores." Outro feito destacado pela reitora foi a presença do IFNMG como finalista em quatro categorias no Concurso de Boas Práticas em Governança e Integridade do MEC, vencendo na categoria de Aprimoramento da Auditoria Interna.

Ensino

Em 2022, o Instituto atendeu mais de 23 mil alunos, por meio de cursos em diversos níveis – formação inicial e continuada, técnico, superior, pós-graduação – nas modalidades presencial e a distância.

No ano letivo de 2023, a oferta de cursos presenciais ainda sofreu com os impactos e efeitos do estado de calamidade provocado pela pandemia da Covid-19. A maioria dos campi considerou ser possível usar recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais para integralização da carga horária do ano letivo 2023, desde que fosse demonstrada uma correlação direta entre o prejuízo à integralização do calendário e as medidas de enfrentamento à doença.

Entre as dificuldades enfrentadas, perduraram, durante o ano de 2023, a queda acentuada da demanda externa pelos cursos presenciais, divergência entre o calendário civil e os calendários letivos dos campi,
aumento da evasão escolar e dificuldades na conclusão exitosa dos cursos, dificuldades de adaptação curricular e metodológica para retomada à presencialidade das aulas, além de defasagem de aprendizagem apresentada pelos discentes no retorno às atividades presenciais.

O ano de 2023 foi de consolidação das estratégias adotadas pelo Cead/IFNNMG no período pós-pandêmico. Nesse cenário, com a continuidade da forte demanda pelo ensino remoto e atividades não presenciais, novos arranjos e desafios surgiram para o atendimento do público externo, suscitando grande esforço pedagógico e administrativo para apresentação de soluções inovadoras.

 Extensão

No tocante à extensão, o ano de 2023 registrou redução no total de projetos (9,36%), aumento na participação de servidores (11,30%) e redução no número de discentes bolsistas (7,19%) em relação ao ano de 2022. No que se refere à população atendida por meio das ações de extensão, observa-se um aumento de 8,34% em comparação ao ano de 2022.

Um dos projetos que mereceu destaque foi o “Acompanhamento de Egressos”, que com suas ações busca compreender como o processo de ensino‐aprendizagem ofertado tem colaborado para a formação de profissionais capazes de compreender a realidade e transformá-la, a fim de contribuir com as mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais da região de abrangência do IFNMG. No ano de 2023, houve um aumento de 18,61% no número de egressos acompanhados em relação a 2022.

Entre os eventos, uma das grandes realizações do ano foi a 6ª edição dos Jogos Intercampi do IFNMG (JIFENMG), organizada pela reitoria em parceria com os professores de educação física dos 11 campi. O evento ocorreu em Montes Claros, em outubro, e contou com a participação de cerca de 450 estudantes. Foram disputadas as modalidades de futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (todos nas categorias masculino e feminino) e basquete (apenas na categoria masculino).

Pesquisa

Em 2023, um total de 282 projetos de pesquisa foram cadastrados no IFNMG, desenvolvidos por 365 pesquisadores, apresentando uma média de 1,29 pesquisadores por projeto. O aumento no número de projetos cadastrados, em relação ao ano anterior, foi de 25,17%, com participação de 308 servidores, 242 estudantes voluntários e 192 bolsistas.

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFNMG compreende as bolsas pagas com recursos próprios do IFNMG e com recursos externos advindos do CNPq - bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e Inovação e de Apoio Técnico, todas nas categorias de nível médio e superior. Vale pontuar que houve uma diminuição, de 2022 para 2023, do número de bolsas de iniciação científica e tecnológica (de 257 para 192) implementadas. Isso ocorreu devido ao aumento do valor das bolsas, de um ano para o outro, sendo que o recurso disponibilizado pelo Governo Federal para o pagamento de bolsas foi o mesmo de um ano para o outro.

O fator de equilíbrio foi o aumento do número de bolsas recebidas do CNPq, pois o IFNMG aprovou uma proposta de aumento de bolsas junto ao órgão: as bolsas PIBIC (ensino superior) subiram de 10 para 20, as bolsas PIBIC Ações Afirmativas (ensino superior) subiram de 1 para 25, e as bolsas PIBITI (ensino superior) subiram de 4 para 12. Somente as bolsas PIBIC Jr. (ensino médio) foram aprovadas no quantitativo já existente (56 bolsas).

No ano de 2023, o Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG ocorreu de forma presencial (algo que não ocorria desde 2019, antes da pandemia da Covid-19), organizado pelo Campus Salinas. Foram 2.180 inscritos e 414 trabalhos submetidos ao evento. O SIC foi realizado junto com o III Seminário de Pós-Graduação, o VI Encontro do Ensino e a Semana Integrada da Extensão, formando um grande evento denominado IFIntegra.

Para mais informações sobre esses e outros aspectos relativos à gestão do IFNMG, acesse o Relatório de Gestão – Exercício 2023.

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