Portal IFNMG - Novo livro da Editora do IFNMG reúne atividades experimentais que podem auxiliar processos de ensino-aprendizagem de química Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Novo livro da Editora do IFNMG reúne atividades experimentais que podem auxiliar processos de ensino-aprendizagem de química

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 19h14 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 20h54

Os estudantes hão de convir que é muito mais fácil aprender química a partir de métodos que demonstrem como essa disciplina está presente do dia a dia, não é mesmo? Contudo, numa realidade de escassez de recursos financeiros, de falta de laboratórios, de carga horária limitada, entre outros fatores e desafios, não é nada simples para os professores de química desenvolver sozinhos métodos que sejam dinâmicos e atraentes para promover o processo de ensino-aprendizagem de química, sobretudo no ensino médio.

Livro Brincando e AprendendoO livro recém-publicado pela Editora do IFNMG reúne experiências práticas de química que podem ser executadas com uso de materiais domésticos e de baixo custo. Clique aqui ou na imagem e baixe o livro

Coincidência ou não, novo livro da Editora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), “Brincando e Aprendendo com o Prof. PQ: método Maker”, faz jus à máxima do cientista francês Antoine Lavoisier, que disse uma das mais famosas frases da história da ciência: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

O servidor Farley Jean de Souza, que é professor de química no IFNMG-Campus Avançado Janaúba, é o organizador da publicação. Ele transformou experiências de metodologias alternativas para o ensino de química desenvolvidas em uma coletânea de experimentos simples e de baixo custo, utilizando materiais facilmente encontrados no ambiente doméstico. O objetivo é superar as barreiras enfrentadas por professores, oferecendo alternativas práticas e acessíveis para enriquecer o ensino de química.

As experiências de metodologias alternativas para o ensino de química foram desenvolvidas pelo organizador do livro e por colegas da área durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no IFNMG-Campus Salinas. A coletânea conta com 26 autores, de diferentes linhas de estudo no campo da química. A diversidade de abordagens dos escritores resultou em sete capítulos, sendo eles: A quase lâmpada de lava; A química do balão; Dessalinização da água; Destilador alternativo; Filtração à vácuo; Mudanças de estado físico; e Substância e mistura.

No prefácio do livro, o organizador pontua que a obra “traz consigo diversos experimentos alternativos e de baixo custo,que podem ser preparados com materiais encontrados no ambiente doméstico. Dentro de uma metodologia que permite o uso destes experimentos como instrumentos pedagógicos para professores e alunos, que buscam realizar e aperfeiçoar experimentos dentro da sala de aula, com duração média de 30 minutos”.

Ensinar e aprender química de forma dinâmica e atraente

Conforme aponta o servidor, a relevância da publicação se estende à comunidade externa e interna. Ele especifica que para alunos e professores do ensino médio em escolas públicas, o livro oferece uma oportunidade única de vivenciar a disciplina de química de maneira prática, promovendo um ensino mais dinâmico e atraente.

“A maior contribuição é fazer com que os alunos tenham aulas práticas em escolas públicas com uso de materiais domésticos e de baixo custo, aproximando assim da ciência, trazendo uma maior compreensão e melhorando o ensino-aprendizagem da disciplina”, destaca Farley.

Para a comunidade interna, composta por alunos e professores da licenciatura em química, “Brincando e Aprendendo com o Prof. PQ: método Maker” propõe metodologias alternativas valiosas. Ao abordar as limitações que podem surgir ao lecionar em escolas públicas, o livro colabora para que professores possam enfrentar com criatividade e dinamismo desafios reais do ambiente educacional, a partir de uma linguagem acessível para alunos, professores e leigos interessados.

Clique aqui para ter acesso a versão digital do livro. Em breve, a obra estará disponível em todas as bibliotecas dos campi do IFNMG.

Fim do conteúdo da página