Portal IFNMG - Editora do IFNMG – Livro “Tenho uma foto para te contar” revela diálogos entre passado e presente no Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 18h44 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 16h11
Capa site 4Clique aqui ou na imagem e acesse o novo lançamento da Editora do IFNMG: "Tenho uma foto pra te contar", de autoria do professor Ernani Calazans e da professora Lillian Gonçalves de Melo

A Editora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) apresenta o lançamento do livro "Tenho uma foto pra te contar", uma obra que materializa as ações do Projeto de Pesquisa e Extensão, desenvolvidas desde 2018 no IFNMG-Campus Araçuaí. Os autores da obras, o professor Ernani Calazans e a professora Lillian Gonçalves de Melo, destacam a importância do projeto e a realização do livro como um registro tangível das experiências vividas.

“O livro tem como proposta promover diálogos entre fotografias de diferentes épocas, resgatando ambientes, pertencimentos, objetos e momentos familiares que perduram no tempo. Esses diálogos são mediados pela inter-relação entre a arte imagética (fotografia) e as narrativas orais, resultando em uma obra que transcende o simples registro visual”, enfatiza Ernani.

O projeto "Tenho uma foto pra te contar" recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFNMG-Campus Araçuaí, por meio de bolsas de iniciação científica e de extensão que proporcionaram aos estudantes do a oportunidade de explorar e rememorar momentos com as fotografias. O projeto também contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), que por meio do Edital nº 114/2022 possibilitou a publicação do livro.

Afetividade e memória; vivência e experiências

"Tenho uma foto pra te contar" é uma expressão de afetividade e memória que que instrumentaliza como uma voz às experiências e às vivências dos alunos e bolsistas envolvidos no projeto. Cada capítulo é um convite para explorar os laços afetivos entre passado e presente, apresentando narrativas orais que rememoram lugares, feituras, objetos e experiências de pessoas comuns.

Clique aqui e conheça o catálogo de publicações da Editora do IFNMG

O material contido no livro traz em seu último capítulo a vivência e experiências dos povos originários por meio da cultura dos povos da Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, que se localiza entre as cidades de Araçuaí e Coronel Murta. O cultivo das plantas medicinais apresentado por esses povos mostra que a Ciência, as Artes e a Literatura podem andar de mãos dadas. E para os leigos, o livro é um passeio visual por essa região que mostra as tantas riquezas culturais que temos.

"A publicação é um convite para um passeio visual pelo Vale do Jequitinhonha, revelando suas riquezas culturais. É um testemunho do poder da fotografia em contar histórias e do papel crucial da ciência, arte e literatura na preservação de nossas memórias. Esse livro é um tributo à diversidade e à beleza que temos ao nosso redor, convidando todos a explorar e apreciar as nuances desse mundo que se desdobram diante de nossos olhos", finaliza Ernani.

Clique aqui para ter acesso a versão digital do livro. Em breve, a obra estará disponível em todas as bibliotecas dos campi do IFNMG.