Portal IFNMG - Editora do IFNMG lança o livro "Educação para as Relações Étnico-Raciais: Reflexões e Práticas no IFNMG" Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Editora do IFNMG lança o livro "Educação para as Relações Étnico-Raciais: Reflexões e Práticas no IFNMG"

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 18h43 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h47
Livro Clique aqui ou na imagem para baixar o livro, organizado pelos professores Johnisson Xavier Silva e Vanessa Gomes de Castro

A Editora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está lançando mais uma obra que chega para integrar o acervo do Instituto. "Educação para as Relações Étnico-Raciais: Reflexões e Práticas no IFNMG" é o nome da obra que foi elaborada pelos NEABIs da instituição com o incentivo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

O livro, organizado pelo professor Johnisson Xavier Silva e pela professora Vanessa Gomes de Castro, reúne uma variedade de autores, incluindo representantes quilombolas e do movimento negro e indígena, estudantes, quilombolas, pesquisadores e professores de todos os campi do IFNMG. “O objetivo é apresentar as pesquisas e práticas de extensão e ensino relacionadas à temática étnico-racial na instituição, fortalecendo a luta por direitos e emancipação”, relata Johnisson.

A relevância deste livro transcende as paredes da instituição, beneficiando não apenas a comunidade interna, mas também as comunidades do Vale Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri, que abrigam um número significativo de populações negras, indígenas e quilombolas. A obra proporciona o acesso a pesquisas e práticas bem-sucedidas que dialogam com esses grupos, contribuindo para as lutas por direitos e igualdade.

Difusão do conhecimento sobre relações étnicos-raciais

O livro é uma extensão das atividades do projeto de pesquisa "Ações Afirmativas no Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG: Avanços e Desafios". Embora esteja vinculada às ciências humanas, possui uma abordagem interdisciplinar e pode ser útil para todas as áreas do conhecimento. As relações étnico-raciais e a construção de uma educação antirracista são temas de relevância universal, e esta publicação busca disseminar conhecimento de forma acessível e clara.

A acessibilidade, também, é um dos pontos fortes deste livro, como destaca Johnisson: “Embora apresente resultados de pesquisas acadêmicas, ele foi escrito de maneira a ser compreendido por públicos diversos, indo além de especialistas no campo. A intenção é tornar o conhecimento sobre relações étnico-raciais amplamente acessível e útil para todos aqueles interessados no tema”. 

O lançamento é um passo importante na promoção da igualdade e na disseminação do conhecimento sobre relações étnico-raciais e educação antirracista. A Editora do IFNMG celebra o esforço dos autores e a importância desta obra, esperando que ela tenha um impacto significativo na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.

Clique aqui para ter acesso a versão digital do livro. Em breve, a obra estará disponível em todas as bibliotecas dos campi do IFNMG.

Fim do conteúdo da página