Portal IFNMG - Atletas dos 11 campi do IFNMG reúnem-se em cerimônia de abertura oficial do Jifenmg Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Atletas dos 11 campi do IFNMG reúnem-se em cerimônia de abertura oficial do Jifenmg

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 09h59 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h35
Abertura oficial dos Jogos Intercampi do IFNMG aconteceu no ginásio da Unimontes (Foto: Wagner Medeiros)
imagem sem descrição.

União, amizade, ética, acolhimento, humanização, alegria, protagonismo, gratidão. Essas foram algumas das palavras que deram a tônica da cerimônia de abertura oficial da sexta edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, o Jifenmg, na noite dessa terça-feira (04/10), em Montes Claros. Palavras que pontuaram as falas das autoridades e que definem o que se via tanto nos ritos da cerimônia quanto nas arquibancadas do ginásio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde centenas de estudantes-atletas dos 11 campi do IFNMG acompanhavam tudo com o entusiasmo tão típico da juventude.

 

2Delegações dos 11 campi do IFNMG participaram da abertura oficial dos jogos (Foto: Wagner Medeiros)

Jovens como João Gabriel Lima Aguiar, aluno do curso técnico em Edificações e atleta da equipe de futsal do Campus Montes Claros, que dizia estar gostando muito da oportunidade de interação com os estudantes dos vários campi, além, obviamente, da oportunidade de se desenvolver no esporte. Ou como Heitor Lopes Ferreira, estudante do curso técnico em Informática e também atleta de futsal, mas vindo de bem longe, lá do Campus Teófilo Otoni. Mesmo alegando ainda estar cansado da viagem de cerca de oito horas do dia anterior, Heitor também dizia estar gostando de participar do Jifenmg e destacou o acolhimento recebido.

Os jovens atletas, reunidos em suas delegações, fizeram o desfile de entrada, carregando bandeiras de seus campi, e tomaram os lugares reservados na quadra. Na sequência, eles proferiram o juramento, com referências a lealdade, espírito esportivo e respeito a companheiros de equipe, adversários e organizadores dos jogos. Um dos momentos de maior emoção da noite foi o acendimento da pira, com a chama olímpica transportada pelos estudantes-atletas Jennifer Barbosa e Carlos Vitor. Símbolo marcante na história dos Jogos Olímpicos, essa chama representa a paz, a união e a amizade.

 

5Acendimento da pira foi um dos momentos mais marcantes da cerimônia (Foto: Wagner Medeiros)

 

União e parceira

Em sua fala, a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, destacou que, muito além do espírito de competição, o que o Jifenmg visa é à formação cidadã, favorecida pelo esporte. “Não podemos conceber que haja jovens dentro de nosso Instituto sem a prática esportiva, essencial para o fortalecimento do ensino e da humanização”, disse a reitora. Entre agradecimentos a servidores e gestores da Reitoria e dos campi que se empenharam para que o evento acontecesse e também a instituições parceiras, Joaquina Nobre ressaltou a força da união: “Juntos somos todos mais fortes.”

Uma das instituições parceiras citadas pela reitora do IFNMG foi a Unimontes, que desde o início da organização do Jifenmg colocou-se à disposição para auxiliar, cedendo sua estrutura física, como as quadras para realização dos jogos, e o restaurante universitário, para alimentação dos atletas, além de equipamentos. “Esta é uma noite de grande alegria, por ver este campus universitário recheado de potencialidades, de jovens estudantes que saem da sala de aula para aprender além dos livros”, comemorou o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha. Ele ressaltou a importância de projetos de pesquisa e extensão, como os jogos, para, juntamente com o ensino, promover a formação dos jovens em uma sociedade tão carente de humanidade.

Também foram parceiras na realização do Jifenmg a Fundação de Apoio do IFNMG, Fadetec, Copasa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Congregação das Irmãs da Sagrada Família / Centro Paula Elizabete e secretarias municipais de Saúde e de Esportes e Juventude de Montes Claros.


4A presidente do Grêmio Central do IFNMG, Maria Clara Dias; o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson; o vice-reitor da Unimontes, Dalton Rocha; a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre; o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Mestre Zanza Júnior; o presidente da Comissão Técnica Esportiva do Jifenmg, André Souza; e o pró-reitor de Extensão da Unimontes, Rogério Alves (Foto: Wagner Medeiros) 

 

Música e dança

Para alegrar e abrilhantar ainda mais a noite de festa, houve muitos momentos de música e dança. Antes mesmo da cerimônia começar, um momento pensado especialmente para os jovens atletas, com a apresentação da DJ Ray Freitas, que levantou a arquibancada. E, durante a cerimônia, a execução do hino nacional e a trilha sonora que pontuou os momentos mais marcantes ficou por conta da banda do 55º Batalhão de Infantaria do Exército.

Para fechar a cerimônia, duas apresentações culturais de grupos de Montes Claros. O primeiro a se apresentar foi o Fitas Grupo de Tradições Folclóricas, que trouxe um pouco das tradicionais Festas de Agosto, com os catopês, marujos e caboclinhos, em uma apresentação de música e dança. Na sequência, foi a vez do grupo de dança Saruê, projeto de extensão da Unimontes, que apresentou o carimbó, dança típica do Pará, e descontraiu ainda mais os jovens atletas, convidando alguns deles a participar de um desafio que exigia um misto de flexibilidade e senso de humor.

Os jogos continuam

As competições do Jifenmg, que haviam começado na segunda-feira (02/10), seguem até a próxima sexta (06/10). As atletas de handebol Yasmim Gonçalves Viana e Vitória Ferreira Matos, colegas do curso técnico em Agroecologia do Campus Araçuaí, não veem a hora de entrar em quadra, nesta quarta. “A gente quer levar a medalha de ouro pra casa”, aposta Yasmim.
Ao longo da semana, serão disputadas as modalidades de futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (todos no masculino e no feminino) e basquete (apenas no masculino), além de diversos momentos de sociabilidade e integração.

A maior parte dos jogos acontecem nas quadras da Unimontes, mas alguns são disputados no ginásio municipal Ana Lopes. Os jogos são abertos ao público.

Acesse aqui a tabela completa dos jogos.

 

Perdeu, a cerimônia de abertura do Jifenmg?
Confira o vídeo da transmissão pelo canal do IFNMG no Youtube

 

Fim do conteúdo da página