Portal IFNMG - Últimos dias para se inscrever no curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; vagas em Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Últimos dias para se inscrever no curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; vagas em Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 22h37 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h39

Terminam no dia 02 de outubro,  segunda-feira, as inscrições para a segunda oferta do curso presencial de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. As inscrições são gratuitas.  São 362 vagas, distribuídas entre os campi – onde as aulas serão ministradas presencialmente no período noturno – Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni. Do total de vagas 30% das vagas, considerando a quantidade ofertada de cada campus, é reservada para mulheres. 

O curso é gratuito, e o aluno receberá para transporte e alimentação o valor de R$ 270 por mês, desde que comprovada frequência.

Campi contemplados em cada edital, distribuição das vagas e inscrições

Os editais nº 521/2023 e nº 522/ 2023 apresentam as regras e orientações para a seleção do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

- Edital nº 521/2023: Campus Pirapora (66 vagas) e Campus Avançado Porteirinha (78 vagas)
Edital nº 522/2023 Campus Avançado Janaúba (79 vagas), Campus Montes Claros (62 vagas) e Campus Teófilo Otoni (77 vagas)

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de inscrições/ pré-matrículas a partir do dia 20/09/2023. Os interessados têm até o dia 02/10/2023 para efetivar a inscrição/ pré-matrícula, acessando e preenchendo um dos formulário eletrônicos disponível em www.ifnmg.edu.br/editaisextensao. O candidato deve escolher o formulário de acordo com o campus/ cidade onde estudará. Além dos dados solicitados no formulário, é preciso anexar documento de identificação com foto, CPF e histórico escolar ou atestado/ declaração de conclusão do ensino fundamental I.

Os interessados em participar do curso deverão ter, no mínimo, o ensino fundamental I completo e ser maiores de 18 anos. No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas/ inscrição seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio a ser realizado de forma on-line no dia 04/10/2023 às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos.

Recursos contra os editais podem ser apresentados até o dia 17/09/2023 através do seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse os editais:

Edital nº 521/2023 - Pirapora e Porteirinha
Edital nº 522/2023 - Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni

Formulários para inscrição (a partir do dia 20/09): 


Inscrições abertas. Os editais, links para os formulários de inscrição e outros documentos podem ser acessados no site www.ifnmg.edu.br/editaisextensao. Informações podem ser obtidas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e pelo WhatsApp (38) 3218-7338.


Sobre o curso

O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

A carga horária é de 200 horas, a serem cumpridas neste e nopróximo ano no prazo de três meses (de outubro a fevereiro). Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre os meses de outubro de 2023 e fevereiro de 2024. As disciplinas que compõem o curso são: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; e estudo de viabilidade de negócio.

Demanda por profissionais da área de sistemas fotovoltaicos

O Norte de Minas é referência na geração de energia solar. O protagonismo da região fomenta o desenvolvimento e oportunidades de emprego e renda. Coerente com o cenário atual e suas perspectivas, o IFNMG reserva 30% das vagas de cada campus para mulheres

A oferta do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis cumpre ação do Programa Energife, que é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética nas instituições federais de educação. Assim, o Programa Energife está estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a fim de tornar possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

A proposta de oferta do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está atrelada, conforme destaca o editais, ao aumento da tarifa de energia elétrica, que potencializa o crescimento da geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos. A geração de energia distribuída através dessa tecnologia vem apresentando um crescimento exponencial em números de instalações. Com isso, o mercado apresenta uma carência de profissionais com qualificação adequada para se fazer a instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica.

Caso existam quaisquer dúvidas acerca das instruções contidas nos editais o candidato pode entrar em contato com a Comissão Responsável através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo WhatsApp (38) 3218-7338.

Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso.

Clique aqui para conhecer a página do curso no Portal IFNMG.

Fim do conteúdo da página