Portal IFNMG - Inscrições abertas: seleção do curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; vagas em Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas: seleção do curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; vagas em Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 21h21 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h44

Estão abertas até o dia 02/10/2023 as inscrições para a  segunda oferta do curso presencial de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. As inscrições são gratuitas.  São 362 vagas, distribuídas entre os campi – onde as aulas serão ministradas presencialmente no período noturno – Pirapora, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni. Do total de vagas 30% das vagas, considerando a quantidade ofertada de cada campus, é reservada para mulheres. 

O curso é gratuito, e o aluno receberá para transporte e alimentação o valor de R$ 270 por mês, desde que comprovada frequência.

Campi contemplados em cada edital, distribuição das vagas e inscrições

Os editais nº 521/2023 e nº 522/ 2023 apresentam as regras e orientações para a seleção do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

- Edital nº 521/2023: Campus Pirapora (66 vagas) e Campus Avançado Porteirinha (78 vagas)
- Edital nº 522/2023 Campus Avançado Janaúba (79 vagas), Campus Montes Claros (62 vagas) e Campus Teófilo Otoni (77 vagas)

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de inscrições/ pré-matrículas a partir do dia 20/09/2023. Os interessados têm até o dia 02/10/2023 para efetivar a inscrição/ pré-matrícula, acessando e preenchendo um dos formulário eletrônicos disponível em www.ifnmg.edu.br/editaisextensao. O candidato deve escolher o formulário de acordo com o campus/ cidade onde estudará. Além dos dados solicitados no formulário, é preciso anexar documento de identificação com foto, CPF e histórico escolar ou atestado/ declaração de conclusão do ensino fundamental I.

Os interessados em participar do curso deverão ter, no mínimo, o ensino fundamental I completo e ser maiores de 18 anos. No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas/ inscrição seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio a ser realizado de forma on-line no dia 04/10/2023 às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos.

Recursos contra os editais podem ser apresentados até o dia 17/09/2023 através do seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse os editais:

Edital nº 521/2023 - Pirapora e Porteirinha
Edital nº 522/2023 - Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni

Formulários para inscrição (a partir do dia 20/09): 


Inscrições abertas. Os editais, links para os formulários de inscrição e outros documentos podem ser acessados no site www.ifnmg.edu.br/editaisextensao. Informações podem ser obtidas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e pelo WhatsApp (38) 3218-7338.


Sobre o curso

O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

A carga horária é de 200 horas, a serem cumpridas neste e nopróximo ano no prazo de três meses (de outubro a fevereiro). Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre os meses de outubro de 2023 e fevereiro de 2024. As disciplinas que compõem o curso são: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; e estudo de viabilidade de negócio.

Demanda por profissionais da área de sistemas fotovoltaicos

O Norte de Minas é referência na geração de energia solar. O protagonismo da região fomenta o desenvolvimento e oportunidades de emprego e renda. Coerente com o cenário atual e suas perspectivas, o IFNMG reserva 30% das vagas de cada campus para mulheres

A oferta do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis cumpre ação do Programa Energife, que é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética nas instituições federais de educação. Assim, o Programa Energife está estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a fim de tornar possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

A proposta de oferta do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está atrelada, conforme destaca o editais, ao aumento da tarifa de energia elétrica, que potencializa o crescimento da geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos. A geração de energia distribuída através dessa tecnologia vem apresentando um crescimento exponencial em números de instalações. Com isso, o mercado apresenta uma carência de profissionais com qualificação adequada para se fazer a instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica.

Caso existam quaisquer dúvidas acerca das instruções contidas nos editais o candidato pode entrar em contato com a Comissão Responsável através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo WhatsApp (38) 3218-7338.

Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso.

Clique aqui para conhecer a página do curso no Portal IFNMG.

Fim do conteúdo da página