Portal IFNMG - O JIFENMG vem aí: Após 5 anos, IFNMG voltará a realizar os jogos intercampi com estudantes das 11 unidades Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h14 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h44
imagem sem descrição.

De 02 a 06 de outubro, cerca de 450 estudantes e 22 servidores dos 11 campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) se reunirão em Montes Claros para fazer acontecer o que todos estavam sentindo muita falta: o JIFENMG - Jogos Intercampi do IFNMG.

A sexta edição do JIFENMG acontecerá em Montes Claros, com organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em parceria com outros setores da Reitoria e com os professores de educação física dos 11 campi. Serão disputadas as modalidades de futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (todos no masculino e no feminino) e basquete (apenas no masculino), além de diversos momentos de sociabilidade e integração.

“Educação é muito mais do que sala de aula, laboratórios e atividades do dia a dia de um campus. O esporte, associado a toda integração, sociabilidade e aprendizados que uma competição esportiva enseja, é um elemento importantíssimo na formação dos jovens. Por isso, estamos muito felizes em conseguir, após tantos anos, voltar a promover os jogos do IFNMG”, destacou a reitora do Instituto, professora Joaquina Nobre.

A solenidade de abertura e quase todos os jogos acontecerão na Unimontes, graças a uma parceria estabelecida entre as duas Pró-Reitorias de Extensão (alguns jogos serão no ginásio municipal Ana Lopes). E o evento só será possíveis por conta dessa e de outras parcerias que foram e estão sendo estabelecidas, inclusive com a Congregação das Irmãs da Sagrada Família, Centro Paula Elizabete para alojar os estudantes e servidores, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, as Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes e Juventude, o 55º Batalhão de Infantaria do Exército e a Fadetec. Além disso, empresas ainda podem constar como patrocinadoras do JIFENMG: a chamada pública está aberta e o prazo para envio das propostas é até o dia 25 de setembro.

Desde a quinta edição, ocorrida em Almenara em 2018, vários motivos fizeram os jogos não acontecerem, especialmente as restrições financeiras e a pandemia. “A realização de um evento tão grandioso é desafiador em todos os aspectos, desde a logística da organização ao cuidado com os estudantes na busca de consolidar os laços esportivos e de integração social da nossa instituição; mas vale a pena oferecer esse espaço de formação para além do ambiente escolar, induzindo um aprendizado para toda a vida”, destaca o pró-reitor de extensão e cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira.

Formiga Arquivo Final menor

A arte que ilustra a 6ª edição do JIFENMG foi produzida pela bolsista da Fapemig no IFNMG, Suzane Ribeiro. O mascote é uma formiga, em alusão ao “Arraial das Formigas”, nome da localidade que deu origem à cidade de Montes Claros, trajada com um capacete dos catopês, grupo de origem africana que desfila com a vestimenta nos festejos populares de Montes Claros.

As cores e a fonte do letreiro “JIFENMG” dialoga com a logomarca de comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais, que são celebrados em dezembro de 2023.