Portal IFNMG - Novo livro lançado pela editora do IFNMG é um guia prático para quem trabalha com análise de solo, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Novo livro lançado pela editora do IFNMG é um guia prático para quem trabalha com análise de solo, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 21h21 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 14h10
Ilustracao Lancamento de LivroO livro é estruturado em sete capítulos: Solo - Análises Químicas; Solo - Análises Físicas; Tecido Vegetal; Água para Irrigação; Adubos e Biofertilizantes; Análises de Corretivos; e Limpeza do Material de Laboratório.O “Manual de Rotina: um guia prático para análises de solos, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos” pode ser baixado digitalmente e de graça no site da editora do IFNMG (foto ilustrativa)
 

“Manual de Rotina: um guia prático para análises de solos, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos”. Esse é o título do novo livro lançado pela editora do IFNMG, de autoria de Leonardo Passos Sá e Jair do Nascimento Guedes. A obra apresenta metodologias adaptadas pela equipe do L.A.S.T-BROMO IFNMG e é especialmente voltada para análises físico-químicas em matrizes complexas, como solos, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos.

O principal objetivo deste guia é aumentar a eficiência e a economicidade na quantificação de macro e micronutrientes, bem como das propriedades físicas dessas matrizes. Leonardo e Jair compartilham a expertise e experiência para tornar o processo de análises mais prático e adaptável, ideal para laboratórios de média e pequena escala, com ênfase em ciências agrárias e ciências da natureza, como química e biologia.

Manual de RotinaClique aqui ou na imagem para acessar o catálogo de publicações da Editora do IFNMG e baixar, gratuitamente, o livro digital “Manual de Rotina: um guia prático para análises de solos, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos”, de Leonardo Passos Sá e Jair do Nascimento Guedes

Uma característica do "Manual de Rotina" é a abordagem prática e eficiente, otimizada para laboratórios com recursos limitados, atendendo especialmente às necessidades de instituições multicampi. “Diferente de manuais tradicionais, este guia oferece soluções adaptadas à realidade de laboratórios com infraestrutura mais modesta, tornando-se uma ferramenta valiosa para técnicos em laboratório, pesquisadores e acadêmicos das áreas relacionadas”, diz Leonardo.

Conhecimento acessível e para todos 

Os autores construíram um texto de fácil interpretação, permitindo que profissionais de laboratório e acadêmicos envolvidos em projetos de pesquisa possam compreender e aplicar as metodologias físico-químicas apresentadas. Dessa forma, o "Manual de Rotina" não só facilita a realização de análises, mas também contribui para uma melhor compreensão dos procedimentos, fortalecendo a qualidade e precisão dos resultados obtidos.

“A relevância deste livro para a comunidade científica é indiscutível. Sua abordagem prática e acessível se torna uma importante ferramenta de apoio para o desenvolvimento de pesquisas e estudos na área das ciências agrárias e ambientais, bem como em outras disciplinas que exijam análises físico-químicas de alta qualidade”, destaca Leonardo.

“O Manual de Rotina: um guia prático para análises de solos, água, tecido vegetal, biofertilizantes e corretivos” está disponível no site da editora  no Portal IFNMG - Catálogo de Livros. Clique aqui para baixar a publicação

Fim do conteúdo da página