Portal IFNMG - Inscrições abertas para participar do projeto "Encontros rosianos: literatura compartilhada de Grande Sertão: Veredas" Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para participar do projeto "Encontros rosianos: literatura compartilhada de Grande Sertão: Veredas"

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 22h10 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 14h00

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão "Encontros rosianos: literatura compartilhada de Grande Sertão: Veredas". O objetivo do projeto é promover a leitura compartilhada e coletiva de "Grande Sertão: Veredas", uma obra-prima do escritor e diplomata brasileiro Guimarães Rosa. O projeto visa, ainda, possibilita a divulgação e o acesso à literatura, incentivando o letramento literário, a partir de uma abordagem metodológica ativa da leitura comentada.

Os interessados precisam ter no mínimo 14 anos completos e precisam se inscrever por meio do formulário eletrônico até o dia 08 de agosto de 2023.  Tanto a inscrição quanto a participação no projeto são gratuitas. Os encontros serão virtuais durante as quintas-feiras, das 19h à 20h, por meio da plataforma Google Meet. O primeiro encontro está marcado para o dia 10/08/2023.

A mediação dos encontros será com a professora Edinília Nascimento Cruz, coordenadora do projeto. A equipe executora do projeto também conta com os seguintes integrantes: Katiúscia Freire de Souza, Laura Estefany Pereira de Almeida, Pabline Sousa Silva e Kael Gonçalves Ornelas. Para essa equipe projeto, o projeto é a oportunidade para quem nunca leu esse livro, mas que gostaria de ler, para quem tentou ler e faltou coragem para continuar e também para quem deseja reler. 


Inscrição e participação gratuitas. Clique aqui e faça a sua inscrição.


"Grande Sertão: Veredas" e Guimarães Rosa: um encontro com a alma sertaneja e a literatura brasileira

João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 em Cordisburgo, Minas Gerais. O autor é conhecido por suas contribuições inovadoras para a literatura brasileira. Sua obra-prima, "Grande Sertão: Veredas", é um marco da literatura moderna, retratando a vida no sertão e explorando temas universais como amor, violência e a natureza humana. Além disso, sua prosa poética e uso inventivo da linguagem o consagraram como uma das figuras literárias mais importantes do Brasil, influenciando gerações de escritores.

"Grande Sertão: Veredas", publicada em 1956,  é considerada uma obra icônica escrita pelo autor brasileiro, que revolucionou a linguagem literária com sua prosa única e poética. Outros livros importantes incluem "Sagarana" e "Corpo de Baile". O escritor faleceu em 19 de novembro de 1967, aos 59 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A causa da morte foi um ataque cardíaco. 

Fonte: IFNMG-Campus Arinos (Texto adaptado)

Fim do conteúdo da página