Portal IFNMG - Projeto Rondon, mais uma vez, no Norte de Minas; professores do Instituto podem enviar propostas de trabalho até 27/08 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 17h25 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 14h01

O maior projeto de extensão universitário do país, o Rondon, está com inscrições abertas para a Operação Onça Cabocla. Como em 2022, a Operação Onça Cabocla será realizada no norte de Minas Gerais, entre os dias 11 de janeiro e 28 de janeiro de 2024, nos 32 municípios integrantes da região geográfica imediata de Montes Claros, a qual será o Centro Regional (CR).

O processo seletivo contará com a participação de Instituições de Ensino (IES) públicas e privadas, sediadas, apenas, no Estado de Minas Gerais. Para que o IFNMG participe pela segunda vez do projeto, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) informa que os professores do Instituto poderão encaminhar propostas até o dia  27 de agosto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme as regras do Edital nº 2/2023, que trata do processo seletivo para a referida operação. A primeira etapa da seleção ocorrerá no âmbito institucional, já que o IFNMG pode apresentar apenas uma proposta. O edital para o projeto Rondon está disponível no site: www.ifnmg.edu.br/extensao.

Soluções sustentáveis

Coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), o Projeto Rondon visa buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, a partir da participação voluntária de estudantes de graduação. Além das instituições de ensino superior, o projeto conta com a parceria de diversos ministérios, das Forças Armadas, de governos estaduais, prefeituras municipais e empresas socialmente responsáveis.

As propostas de trabalho devem ser orientadas para a região abrangida pela operação, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas comunidades atendidas, além do fortalecimento da cidadania do estudante universitário. Para tanto, as propostas de trabalho devem abranger uma das seguintes áreas temáticas:
- Conjunto “A”: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde;
- Conjunto “B”: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho; e
- Conjunto “C”: Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

As propostas devem apresentar: diagnóstico regional, objetivos, metodologia, atividades previstas, público-alvo, carga horária, benefícios esperados para a comunidade e, ao final, cronograma geral.

Professores do IFNMG podem enviar propostas de trabalho até o dia 27 de agosto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Clique aqui e acesse o Edital nº 2/2023
Clique e saiba quais são os municípios da região imediata de Montes Claros (MG)

Envio de propostas

A IES poderá, conforme o Edital nº 2/2023, apresentar uma proposta de trabalho escolhendo as ações do conjunto “A” ou “B” e uma para o conjunto “C”, independentemente das propostas apresentadas para o conjunto “A” ou “B”.

A proposta já deve conter os dados de 3 professores do quadro efetivo da IES: 1 coordenador, 1 adjunto e 1 reserva. É obrigatória a participação na operação de 2 dois docentes por IES. Serão selecionadas duas propostas de trabalho por município: uma para realizar as ações do conjunto “A”; outra para as ações do conjunto “B”.

O IFNMG fará a avaliação e classificação das propostas recebidas, considerando os critérios estabelecidos no anexo “C” (Fichas de Avaliação das Propostas) do Edital nº 2/2023.

IFNMG no Rondon 2022

O IFNMG participou pela primeira vez do Rondon no ano de 2022, de 30/06/2022 a 17/07/2022, atuando no município de Ibiracatu (MG), no conjunto "B": Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

“Ofertamos oficinas e minicursos nas mais diversas áreas como: meio ambiente, saúde, informática, comunicação, direito e legislação. Foram atendidas, diretamente, 1453 pessoas, com a realização de 20 diferentes oficinas realizadas nos três turnos durante todo o período da operação. A Operação Rondon das Minas Gerais impactou, diretamente, mais de 40 mil pessoas”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira.

O pró-reitor de Extensão e Cultura reforça o convite para que o corpo docente envie propostas, evidenciando que a participação dos professores e dos discentes no projeto Rondon é de suma importância por possibilitar trocas de conhecimentos e experiências: “Não são apenas os profissionais que fomentam o conhecimento, os docentes também aprendem e exercitam as habilidades de compreensão em relação às diferenças culturais e ao papel da extensão o de acordo com a necessidade de cada realidade”.

Leia mais em: