Portal IFNMG - Última semana para se inscrever no 1º Concurso Literário e no 2º Concurso de Artes Visuais do IFNMG; inscrições até 31/07 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Última semana para se inscrever no 1º Concurso Literário e no 2º Concurso de Artes Visuais do IFNMG; inscrições até 31/07

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 16h10 | Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 16h43

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do 1º Concurso Literário do IFNMG e do 2º Concurso IFNMG de Artes Visuais. Ambos os concursos culturais têm como tema “Paisagens, Espaços e o IFNMG” e fazem parte das ações em comemoração aos 15 anos do Instituto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 31/07, por meio de formulário eletrônico (links abaixo)

Os editais que lançaram os dois concursos detalham o tema deste ano a partir da seguinte compreensão: “As paisagens e os espaços compõem o nosso estar no mundo, por meio de nossas experiências visuais, tácteis, olfativas, auditivas ou gustativas. Os acontecimentos, as pessoas nas suas rotinas e buscas interferem nos espaços e nas paisagens”. A pergunta que pode orientar o desenvolvimento das produções é “Como você percebe o espaço e a paisagem do IFNMG e/ou da região onde está inserido?” propõe as diretrizes dos concursos. 

Podem participar estudantes regularmente matriculados em qualquer modalidade de ensino do IFNMG; servidores (efetivos, substitutos, visitantes, cedidos e aposentados) do IFNMG; e comunidade externa da área de abrangência do Instituto (Noroeste de Minas Gerais, Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri). A idade mínima para a participação no concurso é 15 anos completos. 

.Contos, crônicas e poesias selecionados serão publicados em livro impresso e e-book 

Por meio do Edital nº 46/2023, serão selecionados até 48 textos para compor o livro alusivo (versão impressa e e-book) aos 15 anos do IFNMG, a ser publicado no segundo semestre deste ano. Entre as regras para o envio das propostas, o texto a ser enviado, de autoria individual, deve ser inédito quanto à submissão a outros concursos e publicações em livros, revistas ou jornais. Contudo, pode ter sido publicado em redes sociais (Blog, Facebook, Instagram, Pinterest etc.). 

É permitido o envio de dois textos por candidato, dentro da sua categoria de participação (estudante, servidor ou comunidade externa). Caso sejam enviados mais de dois textos, serão considerados apenas os últimos dois textos enviados. É necessário realizar uma inscrição para cada texto submetido.

Os vencedores receberão a seguinte premiação: publicação das obras literárias em livro impresso e e-book, exemplar do livro aos autores das obras classificadas e certificado digital de premiação. O livro será lançado durante a solenidade de 15 anos do IFNMG no dia 24 de novembro de 2023.

Clique aqui para acessar o Edital nº 46/2023 e demais documentos relativos ao 1º Concurso Literário do IFNMG
Link para inscrições no 1º Concurso Literário do IFNMG

Artes plásticas, fotografia e artes digitais dos vencedores serão publicados em livro e poderão ser vistos em exposição virtual

Serão selecionadas, por meio do Edital nº 39/2023, 64 imagens, de autoria individual, para exposição virtual e para compor livro alusivo (versão impressa e e-book) aos 15 anos do IFNMG, a ser publicado no segundo semestre. 

Poderão ser submetidas mídias digitais de produções visuais, tais como; desenho, pintura, escultura, gravura, mural, grafite, artesanato e outras modalidades de artes plásticas que possam ser capturadas por registro fotográfico, que compõem a modalidade Artes Plásticas; e fotografia, fotomontagem, desenho digital, pintura digital, no conjunto da modalidade Fotografia e Artes Digitais. 

Só será permitido o envio de duas imagens por candidato. Caso o proponente deseje inscrever mais de uma imagem, ele deverá realizar outra inscrição, sendo uma por mídia. Caso sejam enviadas mais de duas imagens, serão consideradas apenas as duas últimas imagens enviadas.

Os vencedores receberão a seguinte premiação: publicação das obras literárias em livro impresso e e-book, exemplar do livro aos autores das obras literárias classificadas e certificado digital de premiação. 

A exposição virtual está prevista para acontecer a partir do dia 26 de maio. Com vencedores selecionados, o livro será lançado durante a solenidade de 15 anos do IFNMG no dia 24 de novembro de 2023. 

Clique aqui para acessar o Edital nº 39/2023 e demais documentos referentes ao 2º Concurso IFNMG de Artes Visuais 
Link para inscrições no 2º Concurso IFNMG de Artes Visuais

 

Dúvidas e solicitação de outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página