Portal IFNMG - Professores de Empreendedorismo do IFNMG contribuem com capítulo no livro “Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal” publicado pelo IFPB Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 16h16 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 12h59

Professores de Empreendedorismo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) contribuíram com a publicação do livro “Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal”, lançado pela Editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e organizado pelos professores Henrique Rego Monteiro da Hora e Rogério Atem de Carvalho.

O livro, que aborda temas essenciais relacionados ao empreendedorismo e à inovação no âmbito da rede federal, conta com o capítulo “Educação Empreendedora: currículos, práticas pedagógicas e difusão do empreendedorismo”, que foi escrito em uma parceria entre professores do IFNMG, Prof. Rafael Faria Gonçalves (Campus Montes Claros), Profº Gustavo Henrique Silva de Souza e Profª Tarrara Alves Horsth (Campus Teófilo Otoni).

A obra possui 14 capítulos que englobam desde as bases e fundamentos da temática do empreendedorismo e da inovação no âmbito da Rede Federal, passando pela contribuição das ações de grupos de pesquisadores no desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, até a apresentação de diversos casos inspiradores. “O livro é de ampla relevância para toda a Rede Federal, pois apresenta para toda a comunidade as potencialidades e a força que os Institutos Federais possuem em práticas empreendedoras e no desenvolvimento da inovação”, comenta o Prof. Gustavo Souza (um dos autores e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG).

Especificamente para o IFNMG, o capítulo traz uma análise dos currículos e das práticas pedagógicas direcionadas para o ensino do empreendedorismo encontrados nos cursos do IFNMG, e apresenta o caso de sucesso dos cursos Técnico e Superior em Gestão Empreendedora ofertados pelo Campus Teófilo Otoni. Os autores defendem que os cursos devem priorizar o tripé ensino-pesquisa-extensão, visando um ambiente escolar de práticas diferenciadas e inovadoras de educação.

A participação no livro reforça a relevância do IFNMG no cenário nacional e destaca o compromisso da Instituição em promover a cultura empreendedora e impulsionar a inovação entre seus estudantes e corpo docente.

O Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, Prof. Gustavo Souza, expressou a satisfação em fazer parte do projeto e ressaltou a importância da colaboração entre as instituições de ensino e a disseminação de boas práticas em empreendedorismo. “Contribuir com esse livro é uma oportunidade de compartilhar nosso conhecimento e experiências bem-sucedidas no IFNMG, visando fortalecer o empreendedorismo e a inovação dentro e fora da instituição. Espero que esse trabalho inspire e motive outros profissionais e estudantes a explorarem seu potencial empreendedor”, finaliza.

Para ter acesso à versão digital da obra, basta acessar o site da editora do Instituto Federal da Paraíba: Empreendedorismo e inovação na Rede Federal | Editora IFPB