Portal IFNMG - Estudantes do Campus Porteirinha lançam livro Universo Literário nesta terça-feira, dia 13 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 10h02 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 10h11

0001O IFNMG-Campus Avançado Porteirinha realiza nesta terça-feira, 13 de dezembro, o lançamento do livro Universo Literário, que reúne mais de cem textos, em poesia e prosa, além de ilustrações, de autoria de 17 alunos participantes do projeto de iniciação científica homônimo, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes. O lançamento acontece a partir das 14 horas, no Salão Social do Espaço Requinte Buffet (Av. Major Fidêncio Cangussu, 343, no Centro de Porteirinha).

O material reunido no livro foi selecionado entre textos de diferentes gêneros e desenhos produzidos durante as reuniões semanais do projeto, realizadas de março a setembro deste ano. Durante essas reuniões, que já envolveram mais de 30 estudantes ao longo do ano, amantes de literatura compartilham leituras, poemas, poesias ou escritas autorais, e participam de discussões abertas sobre os livros. Dessa forma, o projeto motiva os estudantes a ler e a escrever, servindo como uma prática pedagógica na formação literária dos estudantes do IFNMG.

“Descobrir o dom da palavra e fazer poesia foi um desafio ao longo do ano com os estudantes do Campus Porteirinha. Fomos lapidando esse talento e a culminância do nosso trabalho resulta nesse belo livro, produzido exclusivamente pelos discentes da educação básica dos cursos técnicos integrados”, comemora Dayhane Paes. “Em uma cidade onde não há banca de jornal, livrarias nem teatro ou cinema, promover a cultura por meio da literatura e da poesia é contribuir para que toda a comunidade possa ser beneficiada pela prazer da leitura e das artes, de uma forma em geral” , acrescenta a professora.

Além da produção do livro e da realização das reuniões quinzenais, a equipe do Universo Literário também realizou outros eventos, como o Café Literário e o Troca-troca de Livros. Além disso, o projeto foi apresentado durante o XXV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos.

Três meninas, um sonho

bolsistasEntre os estudantes-autores do livro a ser lançado hoje, estão as três alunas do IFNMG-Campus Porteirinha, amantes da leitura e da escrita, que idealizaram o Universo Literário e, posteriormente, tornaram-se bolsistas de iniciação científica do projeto. Laura Evangelista Batista de Jesus, Maria Vitória Silva e Luna Almeida Santana Silva são as responsáveis por organizar os encontros quinzenais e levar o projeto a outras escolas de Porteirinha.

Autora de 12 textos do livro, todos em versos, Laura, de 17 anos, fala da alegria de ver o sonho de infância se realizando com essa publicação. “Escrevo desde que me entendo por gente”, lembra a estudante, que na adolescência passou a ter na escrita também uma ferramenta terapêutica, para ajudar a lidar com sentimentos e problemas pessoais. “Hoje me orgulho em dizer que sou escritora, sou poeta. São vários sentimentos juntos, muito orgulho de mim por não ter desistido desse sonho. É muita ansiedade, felicidade e gratidão envolvidos.”

Maria Vitória, 17 anos, diz que também sempre foi encantada pela escrita e pela literatura, mas só passou a se levar a sério como escritora de poemas em 2019, quando venceu um concurso cultural em Porteirinha, com um poema sobre a cidade, suas belezas e cultura. “Desde então, nunca mais parei de escrever”, conta, lembrando que a escrita também serviu de consolo em momentos de dificuldades. Dez poemas do livro são de autoria dela. “É um sentimento inexplicável, às vezes ainda penso que eu estou sonhando, estamos muito felizes e ansiosos com o lançamento do nosso livro”, diz Maria Vitória.

Além das três bolsistas do projeto, também são autores do livro Universo Literário os estudantes Pedro Arthur Silva Machado, Ana Caroline Araújo Martins, Emilly Grazielle Reis Lauro, Nataly Stênio Mendes Aguiar, Anne Vitória Alves da Cruz, Emylle Marcela Mendes Rodrigues, Erika Emanelly Cantuária, Ilana Vitória Martins Soares, Iudy Raiko Souza da Mata, João Pedro Félix, Luiz Gustavo da Cruz Nascimento, Matheus Gabriel Souza, Raissa Talívia Silva e Ranny Viviany Martins Carvalho.