Portal IFNMG - IFNMG fica em 1º lugar em edital do Programa de Apoio à oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 08h29 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 08h29

O IFNMG ficou em 1º lugar na seleção realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Programa de Apoio à oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Programa EJA Integrada–EPT) – Edital nº 17/2022 – de que participaram instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país. A previsão orçamentária do projeto aprovado pelo Instituto é de aproximadamente R$ 4 milhões. O recurso para financiamento será custeado a partir da dotação orçamentária da Secretaria de Educação Básica do MEC e conforme disponibilidade orçamentária.

A diretora do Departamento do Ensino Técnico da Pró-reitoria de Ensino do IFNMG, Ailse de Cássia Quadros, explica que o projeto atenderá jovens e adultos a partir de 18 anos que não concluíram as etapas de escolarização na idade escolar regular, por meio dos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. A previsão de oferta é de um total de 730 vagas, distribuídas em cursos dos eixos Recursos naturais, Gestão e negócios, Controle e processos industriais, Cultura e design e Comunicação e informação.

A maior parte da oferta será de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são cursos de capacitação, mas haverá também cursos técnicos. Serão atendidos jovens e adultos matriculados no ensino fundamental II – 6º ao 9º anos – e também no ensino médio. Algumas ofertas do Campus Araçuaí serão destinadas a comunidades campesinas e quilombolas; no Campus Salinas, está prevista a oferta de cursos para pessoas privadas de liberdade.

Em relação à modalidade, os cursos previstos no projeto do IFNMG serão de dois tipos. Parte será ofertada de forma híbrida, ou seja, com atividades presenciais e a distância, e parte apenas de forma presencial.

A previsão é de que os cursos aconteçam ao longo de três anos, a partir do primeiro semestre de 2023. No entanto, Ailse Quadros afirma que tudo depende da liberação dos recursos orçamentários e das tratativas a serem feitas pelos campi do IFNMG com as secretarias municipais e estadual de educação, que são parceiras do projeto aprovado pelo edital do Programa EJA Integrada–EPT

Antes, porém, provavelmente no segundo semestre deste ano, acontecerá o curso de aperfeiçoamento para professores, gestores e técnicos atuantes na educação de jovens e adultos integrado à educação profissional e tecnológica, que preparará os profissionais para atuarem nos cursos. Esses profissionais serão selecionados por meio de editais específicos.

Objetivos e metas

Ao realizar o chamamento público de apoio ao Programa EJA Integrada–EPT, o MEC tem como finalidade contribuir para o cumprimento da Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE). O recurso, adicionalmente, contribuirá para que as instituições da Rede Federal, como o IFNMG, cumpram com os objetivos expressos na lei que instituiu a Rede e criou os Institutos Federais Entre esses objetivos, a Lei nº 11.892/2008 inclui “ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos”.

“A ampliação da oferta de cursos EJA pelo Instituto é uma ação de suma importância para as regiões em que estamos inseridos”, avalia Ailse Quadros, lembrando que essa ampliação também está prevista entre as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFNMG.