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Professor do IFNMG integra equipe de pesquisadores que trabalhará para fortalecer transparência e governança da Rede Federal por meio da Plataforma Nilo Peçanha

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 10h48 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 10h48

O professor do IFNMG-Campus Januária Petrônio Cândido de Lima e Silva é um dos dois pesquisadores cientistas de dados selecionados pela Rede Data Science BR (DSBR) para atuar como bolsistas no projeto “Plataforma Nilo Peçanha: Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão Analítica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Petrônio concorreu com pesquisadores de toda a Rede Federal de EPCT e agora vai se juntar à equipe da Rede DSBR, grupo de pesquisa que desenvolve soluções de Big Data Analytics para transparência e governança, aplicando o conhecimento científico em dados e plataformas públicas.

Mais especificamente, o professor do IFNMG vai integrar o time de pesquisadores cientistas de dados que assumiu, junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o compromisso de fortalecer os pilares de transparência e governança da Rede Federal de EPCT, aliando o rigor do processo estatístico da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) ao potencial da abordagem em Big Data Analytics para produção analítica de indicadores educacionais.

A PNP

A PNP é um importante instrumento de política pública que traduz o desenvolvimento da Rede Federal de EPCT. Iniciada em 2017 pela Setec/MEC, a Plataforma destina-se à coleta, tratamento, validação e publicização de dados oficiais dessa Rede, com informações sobre as unidades que a compõem - institutos federais, centros federais de educação tecnológica, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades federais -, como cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, e também dados financeiros. Além de fornecer dados estatísticos oficiais sobre a Rede Federal, a Plataforma é fonte de dados para a construção da matriz orçamentária dessas instituições educacionais.

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