Portal IFNMG - Edital do Processo Seletivo de cursos superiores está disponível em Libras e Braille Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 10h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44

O IFNMG publicou a versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais) do edital que regula o Processo Seletivo para ingresso nos cursos superiores gratuitos no primeiro semestre de 2022.

O edital também será disponibilizado em Braille, de acordo com a demanda de candidatos(as) cegos(as). A solicitação dever ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br, informando nome completo do(a) candidato(a), local onde vai retirar a cópia (nome do campus ou Reitoria) e telefone de contato com DDD.

A seleção

Por meio do Processo Seletivo, o IFNMG oferta um total de 644 vagas para cursos superiores, divididas em cursos presenciais nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni (confira quadro abaixo).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Fundação Cefet Minas até 14 de fevereiro de 2022 (confira orientações abaixo). Novamente, não haverá prova. A seleção será realizada por meio das notas de uma das edições do Enem de 2010 a 2021, informada pelo candidato no sistema de inscrição.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo de Nível Superior (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital nº 227/2021 e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e no site da Fundação Cefet Minas,

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, ou seja, por pessoa), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA). No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá marcar em qual das categorias ele(a) irá concorrer.

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso  via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula ou quando o IFNMG solicitar ao(a) candidato(a).

Além disso, os(as) candidatos(as) que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 15 de fevereiro de 2022, o IFNMG publicará a lista preliminar dos(as) inscritos(as) no Processo Seletivo de Nível Superior. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 17 de fevereiro e o resultado final, em 3 de março, quando pode começar a ocorrer a matrícula dos(as) aprovados(as) dentro do limite de vagas, dependendo do cronograma de cada campus. Os candidatos autodeclarados pretos e pardos que forem aprovados precisarão passar por uma banca de heteroidentificação.

Mais informações

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (31) 3314-5222.

Passo a passo para inscrição

1- Acesse o  site da Fundação Cefet Minas e cadastre-se.

2- Logado, acessse a página referente ao Processo Seletivo de Nível Superior do IFNMG e clique no botão "Fazer inscrição".

3 - Você será direcionado(a) para o formulário de inscrição, onde deverá selecionar o campus e o curso pretendidos e a edição do Enem da qual o IFNMG deve extrair as notas para sua participação no Processo Seletivo, digitar o número de inscrição no Enem e selecionar o tipo de vaga: ampla concorrência ou cota.

4 - Preencha os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário socioeconômico) e finalize a inscrição.

OBS: Após finalizada a inscrição, não será possível realizar alterações. Caso o(a) candidato(a) pretenda fazer correções nos dados e opções, deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação Cefet Minas, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informar nome completo e CPF e solicitar a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado e possibilite a realização de nova inscrição, rocedimento que só poderá ser realizado até o fechamento do período de inscrições (em 14 de fevereiro).

Confira o resumo das informações sobre os cursos superiores com vagas abertas, por campus:

Turno

Duração