Portal IFNMG - Unimontes e IFNMG sinalizam acordo de cooperação para utilizar a “Plataforma Espinhaço”, da UFVJM Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h52 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44

Proposta faz parte do protocolo de intenções em Inovação entre as instituições e ferramenta oferece banco de dados virtual de pesquisadores, áreas de atuação e histórico de produções científicas

A transferência da tecnologia da Plataforma “Espinhaço” no âmbito do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com a disponibilidade de um banco de dados digital para o acesso às informações acadêmicas dos professores, de suas áreas de atuação em pesquisas e com referências e acesso aos históricos das respectivas publicações científicas. Este deverá ser o primeiro trabalho conjunto entre a Unimontes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o IFNMG , após a assinatura do protocolo de intenções, no início deste mês, para o acordo de cooperação nas áreas de pesquisa, tecnologia e inovação entre as três instituições.

O assunto foi tema da reunião técnica na tarde dessa quinta-feira (9/12), no prédio da Reitoria da Unimontes, entre a pró-reitora de pesquisa Clarice Diniz Alvarenga Corsato e o pró-reitor adjunto Rafael Soares Duarte de Moura com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Thiago Fonseca Silva, com o pró-reitor substituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Gustavo Henrique de Souza, e com a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unimontes e da diretoria da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INEMONTES).

A pauta também foi ampliada para outros detalhes da aplicação do protocolo de intenções. A dinâmica será definida em pelo menos cinco encontros técnicos regulares, em sedes distintas, para a identificação de demandas locais. Diamantina, Janaúba, Montes Claros e Unaí, além de uma cidade do Vale do Mucuri a ser definida, receberão estas reuniões entre gestores e pesquisadores.

PLATAFORMA ESPINHAÇO

Desenvolvida pelo Centro de Inovação Tecnológica (CiTec) e pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, a plataforma “Espinhaço” (http://espinhaco.ufvjm.edu.br/espinhaco/) é um banco de dados virtual com informações detalhadas sobre o currículo Lattes dos professores da instituição, suas áreas de atuação, áreas temáticas das pesquisas desenvolvidas e em andamento e acesso às publicações científicas já consolidadas.

Segundo o professor Thiago Fonseca, já são aproximadamente 1 mil professores cadastrados na plataforma. “Iniciamos a nossa base de dados com o cadastramento dos professores que integram os grupos de pesquisa reconhecidos junto ao CNPq e, posteriormente, ampliamos o banco de informações com os pesquisadores associados aos nossos programas de mestrado e doutorado”, explica.

Segundo ele, dentre as inúmeras vantagens da plataforma que poderão também estar ao alcance da Unimontes e do IFNMG, está a possibilidade do acesso remoto e imediato ao universo da produção científica de cada instituição, especialmente na identificação de temáticas comuns e que podem ser integradas em trabalhos conjuntos de diferentes projetos de pesquisa e programas de mestrado e doutorado.

Professor Rafael Moura, pró-reitora Clarice Alvarenga Corsato, professora Sara Antunes (NIT), pró-reitor substituto do IFNMG, Gustavo Henrique de Souza, e pró-reitor da UFVJM, Thiago Fonseca (Foto: Christiano Jilvan/Ascom Unimontes)

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, o planejamento para a execução do protocolo de intenções será dividido em etapas, a curto, médio e longo prazo. Assim, passa pela interação entre os professores, acadêmicos e servidores das três universidades, com o desenvolvimento e a aplicação de pesquisas conjuntas, assim como projetos de extensão, compartilhamento de laboratórios, desenvolvimento de um parque tecnológico e a viabilidade de cursos interinstitucionais.

Sobre a aplicação da plataforma Espinhaço no âmbito da Unimontes, a professora Clarice Alvarenga Corsato lembra que o compartilhamento de tecnologias também faz parte do acordo de cooperações. “Será de grande importância criar um banco de dados dinâmico e sempre atualizado com o corpo de pesquisadores da Unimontes, assim como o acesso prático às suas produções científicas”, acrescenta.

Neste sentido, os próximos passos serão: definir os instrumentos jurídicos para a transferência da tecnologia da plataforma Espinhaço para a Unimontes e IFNMG e, em seguida, celebrar os termos de cooperação técnica. Sob a coordenação da UFVJM, haverá encontros entre as equipes de Tecnologia da Informação da Unimontes e do IFNMG para detecção das necessidades de adaptação da tecnologia às particularidades da cada instituição.

Fonte: Unimontes