Portal IFNMG - Campus Porteirinha abre processos seletivos complementares para preencher possíveis vagas remanescentes em cursos técnicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Porteirinha abre processos seletivos complementares para preencher possíveis vagas remanescentes em cursos técnicos

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 10h47 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 11h41

O IFNMG-Campus Porteirinha lançou dois editais de processos seletivos complementares para preencher possíveis vagas remanescentes em seus cursos técnicos no 1º semestre letivo de 2021. As vagas poderão surgir após o término das matrículas dos candidatos aprovados no Processo Seletivo tradicional do IFNMG.

Os cadastros de reserva serão formados para os cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática para Internet, ambos integrados ao ensino médio, e para o curso técnico em Eletroeletrônica nas modalidades concomitante/subsequente ao ensino médio. Apesar de todos os cursos serem originalmente presenciais, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As inscrições para os processos seletivos complementares são gratuitas e seguem abertas até o dia 28/04, por meio de formulário eletrônico, que deve ser preenchido com os dados do candidato, incluindo as notas do histórico escolar que serão usadas para a seleção. É necessário anexar ao formulário o histórico escolar ou outro documento comprobatório das notas lançadas pelo candidato.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Cursos integrados

Na forma integrada, o estudante, com apenas uma matrícula, frequenta o curso cujo currículo foi planejado de modo a reunir os conhecimentos do ensino médio com as competências da educação profissional. Para candidatar-se, é necessário já ter concluído ou estar concluindo o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental ou equivalente.

Para selecionar os candidatos do cadastro de reserva dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática para Internet, integrados ao ensino médio, o IFNMG-Campus Porteirinha levará em conta as notas finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática no 7º e 8º anos do ensino fundamental.

Todas as informações referentes ao processo seletivo complementar para possíveis vagas remanescentes dos cursos técnicos integrados estão disponíveis no Edital nº 29/2020 do IFNMG-Campus Porteirinha e seus anexos. Acesse o formulário de inscrição.

Cursos concomitante/subsequente

O curso técnico em Eletroeletrônica é ofertado nas modalidades concomitante, para quem está cursando o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino, e subsequente, para quem já concluiu o ensino médio.

A seleção para formar o cadastro de reserva levará em conta as notas finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática no 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Todas as informações sobre o processo seletivo complementar para possíveis vagas remanescentes do curso técnico concomitante/subsequente estão disponíveis no Edital nº 30/2020 do IFNMG-Campus Porteirinha e seus anexos. Acesse o formulário de inscrição.

Dúvidas
O candidato que necessitar de auxílio para realizar a inscrição poderá entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (38) 98408-8125.

Fim do conteúdo da página