Portal IFNMG - Aluna do Campus Arinos conquista medalha de prata em concurso internacional de matemática Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 08h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 08h34
Rafaela Almeida posa com sua medalha, ao lado do professor de Matemática Maycon Magalhães
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Arinos destacou-se no Concurso Canguru de Matemática por meio da aluna Rafaela Almeida, do 3° ano técnico em Agropecuária, que foi premiada com a medalha de prata. Além dela, mais sete alunos do Campus Arinos receberam menção honrosa: Alisson Vieira, Ana Victória Evangelista, Guilherme Ricardo Axhcar, Heric Vinicíus Pereira, Karla Cristina Pereira, Maria Vitória da Silva e Miguel Franco.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual que ocorre em mais de 80 países, destinada aos alunos do 3° ano do ensino fundamental até os do 3° ano do ensino médio. A competição teve origem na França em 2009 e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Em virtude da pandemia, as provas, que geralmente são aplicadas presencialmente, este ano aconteceram online, no dia 08/10. Foram seis tipos de provas, variando de acordo com o nível de escolaridade do aluno. O resultado final foi divulgado no dia 03/12.

Destaca-se que a premiação do concurso ocorreu a partir do nível do aluno e de percentuais, tendo como base todo o território nacional: 1% das melhores notas receberam medalha de ouro, 2% ganharam medalha de prata, 3% receberam a classificação bronze e 4% dos melhores colocados ganharam honra ao mérito.

"Envolver os alunos em competições dessa natureza, estimula-os para o estudo de matemática, bem como faz com que percebam as suas potencialidades e, porque não dizer, suas dificuldades com a disciplina em questão", avalia o professor de Matemática do IFNMG-Campus Arinos Maycon Magalhães.

Associação Canguru Sem Fronteiras

Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da disciplina e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.

A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, o número de escolas participantes do concurso vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009.

Saiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos