Portal IFNMG - Aluna do Campus Arinos conquista medalha de prata em concurso internacional de matemática Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aluna do Campus Arinos conquista medalha de prata em concurso internacional de matemática

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 08h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 08h34
Rafaela Almeida posa com sua medalha, ao lado do professor de Matemática Maycon Magalhães
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Arinos destacou-se no Concurso Canguru de Matemática por meio da aluna Rafaela Almeida, do 3° ano técnico em Agropecuária, que foi premiada com a medalha de prata. Além dela, mais sete alunos do Campus Arinos receberam menção honrosa: Alisson Vieira, Ana Victória Evangelista, Guilherme Ricardo Axhcar, Heric Vinicíus Pereira, Karla Cristina Pereira, Maria Vitória da Silva e Miguel Franco.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual que ocorre em mais de 80 países, destinada aos alunos do 3° ano do ensino fundamental até os do 3° ano do ensino médio. A competição teve origem na França em 2009 e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Em virtude da pandemia, as provas, que geralmente são aplicadas presencialmente, este ano aconteceram online, no dia 08/10. Foram seis tipos de provas, variando de acordo com o nível de escolaridade do aluno. O resultado final foi divulgado no dia 03/12.

Destaca-se que a premiação do concurso ocorreu a partir do nível do aluno e de percentuais, tendo como base todo o território nacional: 1% das melhores notas receberam medalha de ouro, 2% ganharam medalha de prata, 3% receberam a classificação bronze e 4% dos melhores colocados ganharam honra ao mérito.

"Envolver os alunos em competições dessa natureza, estimula-os para o estudo de matemática, bem como faz com que percebam as suas potencialidades e, porque não dizer, suas dificuldades com a disciplina em questão", avalia o professor de Matemática do IFNMG-Campus Arinos Maycon Magalhães.

Associação Canguru Sem Fronteiras

Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da disciplina e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.

A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, o número de escolas participantes do concurso vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. 

Saiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos

Fim do conteúdo da página