Portal IFNMG - Projeto de remição pela leitura promove encontro virtual de recuperandos da Apac Januária com o escritor Gilvã Mendes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de remição pela leitura promove encontro virtual de recuperandos da Apac Januária com o escritor Gilvã Mendes

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 17h48 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 17h55
Gilvã Mendes é autor do primeiro livro a ser lido pelos recuperandos, em 2020, como parte do projeto de leitura e produção textual que podem levar à redução de pena (Fotos: Facebook de Gilvã Mendes / Sarah Viana)
imagem sem descrição.

Na última terça-feira, 11/08, os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac)-Januária puderam conversar, por videoconferência, com o escritor e psicólogo baiano Gilvã Mendes, autor do livro “Queria brincar de mudar meu destino” (Papirus, 2009, 144 páginas), primeira obra a ser lida, em 2020, no âmbito do projeto de extensão “Remição pela leitura”, realizado por professores e estudantes do IFNMG - Campus Januária.

No encontro virtual, Gilvã Mendes falou sobre sua trajetória pessoal e também sobre a publicação de seus livros, chamando a atenção para a importância da solidariedade, da educação e da persistência como valores a serem sempre perseguidos pelo indivíduo. O escritor destacou, ainda, o poder da literatura como arma e ferramenta de libertação.

Na oportunidade, ele foi homenageado pelo poeta e recuperando Ibrahim, que declamou alguns textos do escritor. Em seguida, outros recuperandos falaram sobre como as histórias de superação e determinação registradas no livro causaram impacto entre eles.

Também participou da conversa o pedagogo januarense Hélder Viana. Cadeirante como Gilvã, Hélder disse ter se reconhecido na narrativa autobiográfica do livro “Queria brincar de mudar meu destino”, lembrando detalhes de que mais gostou na obra.

Diante dos testemunhos e ao saber da existência de recuperandos que escrevem poemas na Apac Januária, Gilvã Mendes propôs a publicação de um livro com textos produzidos durante o projeto. O autor falará novamente aos recuperandos no final deste mês de agosto.

Gilvã é autor de outros livros, entre eles o romance “Aqueles malditos olhos azuis”, lançado em 2019.

"Remição pela leitura"

O projeto de projeto de extensão "Remição pela leitura" teve início em junho de 2019 e prevê a realização de oficinas de leitura e de subsídio à escrita com os recuperandos da Apac-Januária. Além de desenvolver essas habilidades, a proposta é capacitar os envolvidos a produzirem, individualmente, resenhas em que registram o resultado de suas leituras.

Caso tenham suas produções textuais aprovadas em criteriosa avaliação, os recuperandos poderão ter dias de suas penas reduzidos, em conformidade com a legislação correspondente. Contudo, mais do que a remição de pena, o projeto pretende resgatar, nos participantes, valores como cidadania e dignidade.

Fim do conteúdo da página