Portal IFNMG - Nota do IFNMG sobre a continuidade da suspensão do calendário letivo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Nota do IFNMG sobre a continuidade da suspensão do calendário letivo

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 17h11 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 17h21

As atividades letivas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais estão suspensas desde o dia 18/03/2020 (e, em alguns campi, desde o dia 16/03/2020). Esta medida teve como objetivo preservar a saúde e a vida da comunidade acadêmica/escolar e seu entorno, diante de um contexto grave e sem precedentes. Após a decisão institucional de suspensão das atividades letivas, em 23/03/2020, foram suspensos, por tempo indeterminado, os calendários letivos do ano de 2020 de todos os cursos presenciais do IFNMG.

O IFNMG entende que não é pedagogicamente adequado, nem estruturalmente viável, a substituição das atividades acadêmicas/escolares presenciais por atividades estritamente a distância neste período, sem tempo e condições necessárias para o devido planejamento. Sobre a consolidação deste entendimento, reafirmamos alguns princípios que norteiam o posicionamento institucional:

I. O IFNMG é uma instituição multicampi, atuando em 11 municípios, com contextos locais diversos quanto ao suporte e à disponibilidade das ferramentas necessárias à educação a distância, o que implica grandes desafios para promovê-la de modo massivo e extemporâneo, cumprindo os requisitos para que essa oferta se dê com efetividade e qualidade.

II - A oferta de conteúdos na modalidade EaD exige planejamento para a uniformização da operacionalização em meios digitais. A elaboração de materiais pedagógicos específicos para a modalidade a distância requer um maior tempo para seu eficaz e correto planejamento e preparação. Além disso, é importante considerar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de componentes curriculares não presenciais, em especial quanto à formação docente, considerando que a educação não presencial, assim como a educação presencial, deve ser referenciada no domínio de diferentes ferramentas metodológicas apropriadas e rigorosos critérios de planejamento e avaliação.

III - As atividades práticas, previstas em muitas disciplinas, como as que necessitam de laboratórios, dimensão fundamental na formação dos discentes, devem, obrigatoriamente, ser conduzidas presencialmente. Além disso, a realização de experimentos, trabalhos de campo, visitas técnicas e práticas profissionais são elementos indispensáveis aos projetos pedagógicos de curso, que sofreriam sérios prejuízos com a substituição das práticas presenciais por atividades a distância.

IV - Há necessidade de formação dos discentes para a realização das atividades em meios ou plataformas digitais, no ambiente virtual de ensino e aprendizagem;

V - Uma parcela do corpo discente não possui letramento digital suficiente, não dispõe dos recursos tecnológicos e/ou conectividade à internet necessários para acesso a conteúdos ministrados na modalidade EaD. Ressalta-se que o IFNMG atua em diferentes níveis de ensino, o que implica uma grande diversidade do público discente; esta diversidade se manifesta também quanto ao grau de autonomia para os estudos domiciliares, lembrando que cada nível de ensino requer práticas pedagógicas específicas.

VI - A saúde mental da comunidade acadêmica/escolar na situação de isolamento social, bem como a brusca transformação da estrutura organizacional nos lares e redes de apoio das famílias têm sido uma preocupação institucional.

VII - Pessoas com Deficiência (PcD) necessitam de recursos que nem sempre podem ser oferecidos nessa modalidade. Dessa forma, deve-se considerar a necessidade de atendimento pleno dos discentes portadores de necessidades específicas, que requerem planos educacionais individualizados, adaptações curriculares e acessibilidade no acesso ao conhecimento, seja ele presencial ou não presencial.

VIII - A concretização da função social do IFNMG e seu compromisso com a inclusão de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem com equidade, respeitando a igualdade no direito e no acesso à educação, são prioridades institucionais.

A força do IFNMG reside na qualidade do seu ensino e na UNIDADE enquanto instituição. As aulas serão devidamente recuperadas quando este período turbulento passar, em cada campus e em cada curso, com a qualidade que nossos discentes merecem.

Considerando o exposto, na perspectiva da formação humana e integral, informamos que os discentes poderão receber orientações, via mediação, prevista na proposta pedagógica dos cursos, quando houver, no sentido de serem apoiados neste momento de isolamento social, auxiliados nos estudos autônomos, mantendo-se assim vínculos com a escola. Poderão, eventualmente, receber propostas de atividades, por parte de alguns professores, com esse mesmo intuito. Nenhuma dessas atividades será avaliativa ou terá valor como anteposição de conteúdos, ou seja, não substituirão as aulas presenciais. As reposições serão realizadas após a retomada do calendário escolar.

Ademais, importa registrar que o trabalho do IFNMG não está parado e continuamos a discutir, estudar e planejar outras ações, a fim de minimizar os impactos da suspensão do calendário na vida dos nossos discentes. Ressalta-se a continuidade dos cursos em EaD do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – CEAD, bem como dos cursos em EaD ofertados pelos campi do IFNMG.

Cabe ainda reafirmar que, nos campi e na Reitoria, estão em continuidade as ações de todos os setores administrativos, das pró-reitorias e das diretorias sistêmicas, durante esse período de isolamento social. Informamos ainda que, em atendimento à Instrução Normativa nº 21, de 16/03/2020, o IFNMG adotou o trabalho remoto como ferramenta prioritária. O atendimento presencial, quando estritamente necessário, está ocorrendo de forma agendada e em dias específicos, em regime de revezamento. As demandas administrativas, de modo geral, deverão ser encaminhadas aos setores por e-mail (contato disponível nas páginas institucionais da Reitoria e dos campi).

Acompanhem, pelos canais oficiais do IFNMG (portal institucional, páginas do Facebook, Instagram, Youtube), uma série de iniciativas que estão sendo propostas especialmente para este momento, incluindo ações solidárias ao enfrentamento da pandemia, encontros por meio de lives com temas diversos e outros.

Comitê de Crise do IFNMG

Comitê de Ensino - Coen

Fim do conteúdo da página