Portal IFNMG - Atividade na Biblioteca do Campus Salinas destaca escritoras e suas obras Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividade na Biblioteca do Campus Salinas destaca escritoras e suas obras

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 09h46 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 10h29
Professora Cristiana Cangussu vestiu-se e falou de Maura Lopes Cançado, escritora mineira que viveu com problemas psiquiátricos e escreveu sobre sua vida, seus anseios, suas dores e paixões

Em comemoração ao mês da mulher, a Biblioteca Iraci Heringer Lisboa, do IFNMG-Campus Salinas, criou o projeto “Grandes personalidades: Mulheres, escritoras e suas obras”, para homenagear, dar visibilidade e enaltecer grandes personagens femininas da literatura brasileira e mundial. De 9 a 13 de março, a Biblioteca estará movimentada com Paula Pimenta, J. K. Rowling, Cecília Meireles, Jojo Moyes, Clarice Lispector, Cora Coralina e outras escritoras.

O projeto, idealizado pela Sabrina Oliveira, bibliotecária do campus, consiste em mulheres professoras, técnico-administrativas e estudantes do Campus Salinas que serão escritoras por um dia. “Elas escolhem autoras que gostam ou estudam, se vestem igual a elas, e ficam à disposição na biblioteca para falar sobre a autora escolhida e os temas que aborda, como em um teatro interativo”, explica Sabrina.

A biblioteca do campus desenvolve atividades especiais todos os anos no mês da mulher, mas essa é a primeira edição do projeto, que busca resgatar a leitura de livros escritos por mulheres. “Essa atividade foi criada com o objetivo de exaltar o nome de mulheres escritoras brasileiras e internacionais, mas também queremos que as participantes sejam vistas pela comunidade sob uma nova perspectiva, já que temos pessoas de todas as áreas executando a atividade”, diz.

São cerca de 16 mulheres participantes e a atividade acontece ao longo dos dias, de acordo com o funcionamento do campus.

De acordo com a Sabrina, em 2017 foi feito um levantamento na biblioteca e concluíram que as autoras eram menos lidas que homens, e desde então, o campus têm buscado melhorar essa perspectiva. “O problema se agrava principalmente quando se trata de autoras negras. Então a biblioteca se comprometeu em comprar mais obras de escritoras mulheres e negras e divulgar estas obras”, afirma.

Confira algumas fotos do primeiro dia de atividades:

biblio mulheres

No projeto, professoras, técnico-administrativas e estudantes são "escritoras por um dia"

biblio mulheres2

A professora Bruna Porto foi Agatha Christie, famosa escritora britânica