Portal IFNMG - Artigo de professores que avalia experiência transdisciplinar no IFNMG-Campus Diamantina é publicado em revista internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h49 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 13h03

Os professores do IFNMG-Campus Diamantina Janainne Nunes Alves e Bruno Lopes de Farias, das áreas de Química e de Informática, respectivamente, publicaram no último mês de outubro artigo da área de Educação na revista internacional Research, Society and Development, da Universidade Federal de Itajubá - Qualis A3.

Intitulado Design research and geotechnologies in high school level under the view of transdisciplinarity (“Design research e geotecnologias na educação básica sob a ótica da transdisciplinaridade”), o trabalho traz reflexões dos autores acerca de processos de ensino-aprendizagem a partir de pesquisa realizada no Campus Diamantina. “Nosso artigo evidenciou o poder transdiciplinar do núcleo integrador, a partir do uso de geotecnologias na disciplina Revolução dos Mapas, que foi origem dessa pesquisa”, explica a professora Janainne. A disciplina é ofertada a alunos do 1º ano dos cursos técnicos em Informática e Meio Ambiente integrados ao ensino médio.

A pesquisa analisa e associa conteúdos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao uso de softwares de geoprocessamento como recursos didático-pedagógicos. O resultado foi uma sequência didática sistematizada pela combinação de tecnologia, inovação e dinamismo como recursos ao estímulo e desenvolvimento da capacidade de aplicação de tecnologias emergentes. Assim, foi proposta, pelos autores, uma reflexão acerca das atuais metodologias de ensino a partir da apresentação de uma abordagem transversal do conhecimento com acesso a diversas áreas do saber, tais como Física, Geografia, Química, Matemática, História, dentre outras.

A busca da inter e transdisciplinaridade tem sido alvo de estudos, reflexões e análises no âmbito do IFNMG-Campus Diamantina. A produção e, por conseguinte, a leitura do artigo dos professores vêm corroborar com tais reflexões, efetivando uma proposta que vem sendo perseguida pela equipe de docentes do Campus.

Acesse o artigo.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/diamantina