Portal IFNMG - Participe da consulta pública sobre abertura das bases de dados do IFNMG até 25/11 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Participe da consulta pública sobre abertura das bases de dados do IFNMG até 25/11

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 08h44 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 08h44

Segue aberta até a próxima segunda-feira, 25/11, a consulta pública realizada pelo IFNMG, direcionada às comunidades interna e externa, com o objetivo de levantar interesse sobre a abertura de sua base de dados. Os resultados da consulta subsidiarão a elaboração do novo Plano de Dados Abertos (PDA) – 2019 a 2021 –, com o objetivo de aumentar a disseminação de dados de interesse público sobre o Instituto e melhorar a acessibilidade a esses dados.

Mas o que são dados abertos? Trata-se de uma das ferramentas para garantir o acesso à informação, direito previsto na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dados abertos é a publicação e disseminação dos dados e informações dos órgãos públicos na internet, organizados de tal maneira que permita sua reutilização pela sociedade de uma forma geral. Isso proporciona ao cidadão um melhor entendimento das ações do governo, na transparência dos serviços prestados, no controle das contas públicas e na participação no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas.

A consulta pública

Para participar da consulta, basta responder a um questionário eletrônico. Nesse questionário, estão relacionadas as bases de dados que o IFNMG considera relevantes e de interesse da sociedade e que devem ser disponibilizadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Além de marcar as opções de bases que considera mais importantes, os participantes poderão sugerir outras, usando o último campo do formulário (“Outros”).

Para que os respondentes possam participar com liberdade, o IFNMG garante o caráter anônimo e confidencial de todas as suas respostas.

Participe da consulta pública.

Fim do conteúdo da página