Portal IFNMG - IFNMG tem as melhores notas do Enem entre as escolas públicas da região; em cinco cidades é o primeiro colocado geral Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 10h53 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 11h38

A cada ano, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vêm refletindo a qualidade da educação profissional, científica e tecnológica ofertada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). E em 2018 não foi diferente: nas nove cidades em que já formou turmas do 3º ano do Ensino Médio integrado à educação profissional, o IFNMG ficou com a melhor média geral entre todas as escolas públicas, de acordo com dados detalhados divulgados na última sexta-feira, 14/06, pelo Inep, responsável pela aplicação do Enem.

Em cinco dessas cidades – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária e Pirapora – o IFNMG ficou em 1º lugar geral, à frente, também, de todas as escolas privadas. Os campi Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni ficaram atrás de apenas uma instituição privada em suas cidades. Em Salinas, duas instituições ficaram à frente do IFNMG. No Campus Diamantina, a primeira turma do Ensino Médio integrado ainda não concluiu o curso. No Campus Avançado Porteirinha ainda não há oferta do Ensino Médio integrado.

Diferentemente da maior parte das demais instituições da região, o IFNMG oferta o Ensino Médio de forma integrada à formação profissional, trabalhando a educação de forma ampliada – inclusive com pesquisa e extensão – e garantindo uma qualificação profissional aos concluintes. Ao se formar, boa parte dos estudantes opta por dar sequência aos estudos, buscando uma graduação no próprio Instituto ou em outras universidades, muitas vezes em cursos que são a continuidade da área técnica em que se formaram. Além do integrado e da graduação, o Instituto também oferta cursos de formação inicial e continuada, mestrado, cursos de capacitação e cursos técnicos para quem já tem ou está fazendo o Ensino Médio em outra escola.

Segundo o pró-reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Cardozo, o resultado do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto no Enem demonstra o compromisso da instituição com a educação de qualidade socialmente referenciada. “É importante ressaltar que a integração entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida pelo IFNMG, prepara os discentes para trilharem caminhos como o demonstrado pela avaliação do Enem. Quando há verticalização para o ensino superior os estudantes levam consigo saberes e competências adquiridos em sua formação técnica que influenciam para uma maior contextualização do conhecimento e possibilita que o estudante se torne mais seguro e preparado, colaborando, por conseguinte, para tornar-se um profissional que atuará no mundo do trabalho com dinamismo, comprometimento; assentado em uma formação crítica e cidadã que contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou Ricardo.

Confira, abaixo, as notas e resultados em cada cidade onde o IFNMG possui campus:

Nota geral (redação + objetivas)

Colocação do IFNMG entre as escolas públicas da cidade

Colocação do IFNMG considerando todas as instituições da cidade

Almenara

Araçuaí

Arinos

Janaúba

Januária

Pirapora

Salinas

Teófilo Otoni

Fonte: Microdados Inep - Enem 2018.

teofilo enem

Com 665 pontos de média geral, a primeira turma do Ensino Médio integrado a educação profissional do IFNMG - Campus Teófilo Otoni alcançou a 12ª melhor nota do Enem 2018 entre todas escolas públicas de Minas Gerais; e o 133º lugar entre todas as instituições mineiras