Portal IFNMG - VIII SIC receberá mais de 2 mil pessoas no Campus Pirapora a partir desta terça, 23 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 21h03 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08
imagem sem descrição.

Em 2018, o SIC foi realizado no Campus Araçuaí e contou com mais de 472 trabalhos apresentados, entre pôsteres e comunicações orais

“Neste ano, vamos bater todos os nossos recordes!” O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, tem mesmo motivos para comemorar ao se referir ao VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, que começa nesta terça-feira, dia 23, e segue até sexta, 26, no Campus Pirapora. Mais de 2,3 mil pessoas inscreveram-se para participar do evento, que contará com a apresentação de 862 trabalhos científicos das mais diversas áreas do conhecimento – 287 por meio de comunicação oral e 575 em pôsteres. Além das sessões de apresentação dos trabalhos, estão previstos na programação 48 minicursos, 21 palestras, oito mesas redondas e seis oficinas.

São esperados pesquisadores e estudantes dos 11 campi do IFNMG e de outras instituições de ensino da região, de outros cantos de Minas Gerais e até de outros estados. Esta será a primeira edição do SIC a receber comitivas de outros institutos federais, que virão de Tocantins e São Paulo.

A diretora geral do Campus Pirapora, Joaquinna Aparecida Nobre da Silva, ressalta a importância de realizar um evento da magnitude do SIC em uma cidade do Norte de Minas Gerais: “Estamos fortalecendo a pesquisa na região e no país. A iniciação científica é fundamental para a consolidação do conhecimento e para o desenvolvimento regional”.

Seminário do ProfEPT e Prospectar

Paralelamente ao VIII SIC, acontecerão outros dois eventos relacionados à pesquisa. O I Seminário do ProfEPT vai promover discussões relacionadas ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT. Trata-se de um programa que oferta curso stricto sensu em nível de Mestrado Profissional e Tecnológico em Rede Nacional. O IFNMG é um dos institutos federais que oferece o curso.

Em sua sexta edição, o Prospectar vai acontecer no terceiro dia da programação, quinta-feira, 25. O objetivo do evento é promover a troca de experiências sobre políticas e ações para captação de recursos para pesquisa e implantação de cursos de pós-graduação nos institutos federais. Neste ano, o Prospectar vai focar o financiamento da pesquisa, considerando que agora o IFNMG tem sua própria fundação de apoio, a Fadetec. “Qual vai ser o papel dessa fundação como ferramenta que pode nos auxiliar na capacitação de recursos para fomentar as nossas pesquisas?” Segundo a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Pirapora, Rosemary Barbosa da Silva Moura, essa será uma das perguntas a serem respondidas no Prospectar, que, segundo ela, será um momento de capacitação.

Rosemary Moura considera que essa parte da programação será de fundamental importância considerando o atual momento vivido pela pesquisa, tanto no estado quanto no país, em que as principais agências de fomento, como CAPES, CNPq e FAPEMIG, reduziram drasticamente ou cortaram recursos para financiamento da pesquisa. “O cenário atual nos desafia. É um momento de enfrentamento, de resistência. Temos que buscar novos caminhos para fomentar a pesquisa dentro do nosso Instituto”, alerta Rosemary.

Surpresa e trabalho árduo

Números tão grandiosos e uma programação tão intensa, no entanto, não são motivo apenas para comemorações. Da parte dos anfitriões há também muita expectativa e trabalho árduo. Trabalho que, segundo Rosemary Moura, começou no início de 2018, quando o Campus Pirapora soube que sediaria o evento, e mobilizou muitos servidores e alunos.

Joaquina Nobre explica que a grande adesão ao evento foi realmente uma surpresa. A expectativa inicial era de que fossem 1,5 mil participantes. “Readequamos o planejamento no Campus e na cidade de Pirapora para receber todos com segurança e conforto”, conta a diretora. Segundo ela, nesse processo, além do empenho da equipe de casa, o Campus pôde contar com a parceria de todas as unidades do IFNMG, da Prefeitura Municipal de Pirapora, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do empresariado local, além da rede de cultura, hotelaria e restaurantes da cidade.

geral sic pirapora

A programação completa do VIII SIC do IFNMG está disponível no site https://www.even3.com.br/sicpirapora.